Tradição e excelência na formação profissional

Rede D’Or São Luiz e IDOR oferecem residência médica nas áreas de cardiologia, pediatria, medicina intensiva e radiologia, quatro das mais tradicionais especialidades oferecidas pelos hospitais da rede.

Estão abertas até 8 de janeiro as inscrições para os programas de residência médica da Rede D’Or São Luiz e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Entre as especialidades oferecidas estão aquelas em que a Rede tem mais tradição, incluindo a radiologia – que foi uma das primeiras áreas de atuação da Rede D’Or, desde sua criação em 1977 –, a pediatria, a cardiologia e a medicina intensiva.

O programa de radiologia foi o primeiro curso de residência médica oferecido pela Rede D’Or São Luiz e já tem dez anos de tradição. Seu objetivo é capacitar os residentes no diagnóstico por imagem em radiologia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, mamografia digital, ressonância magnética, intervenção por imagem e densitometria óssea. “Temos a preocupação de formar o residente de uma forma holística, para que ele possa ser ofertado para o mercado em diferentes segmentos”, afirma Antônio Eiras, coordenador do programa. O curso tem três anos de duração e é oferecido no Hospital Barra D’Or.

Já o programa de pediatria acontece nos hospitais Copa D’Or, Quinta D’Or e Rios D’Or. Disponível desde 2010, a partir do próximo ano o programa muda seu formato, passando a ter duração de três anos, conforme novas diretrizes do MEC e da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Ser residente em um hospital de ponta, como são os hospitais da Rede D’Or São Luiz, nos dá uma segurança muito grande no nosso aprendizado e na nossa formação”, conta Leonardo Carius, aluno do programa. “Aqui não somos vistos como auxiliares de serviço, e sim como profissionais em crescimento, e todos ao nosso redor estão preocupados e dedicados à nossa formação”.

A residência em cardiologia, com duração de dois anos, é realizada no Hospital Barra D’Or, com passagens também por instituições colaboradoras para o aprendizado de temas específicos, incluindo, por exemplo, o transplante cardíaco. O residente que desejar poderá, também, usufruir de período de estágio em hospitais parceiros do Canadá e dos Estados Unidos. “A característica principal do nosso programa é fazer com que, no decorrer do curso, o residente conquiste a capacidade de um raciocínio clínico maduro”, afirma João Luiz Petriz, coordenador do programa. “Também queremos que o residente se aproprie da melhor aplicação da tecnologia no cenário clínico e que entenda o valor e as funções principais que um médico precisa ter em sua relação ética e humana com o paciente cardiológico”.

Por fim, o programa de medicina intensiva, voltado a médicos que já tenham cursado residência em clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, infectologia ou neurologia, também tem dois anos de duração. A formação acontece nos hospitais Barra D’Or e Quinta D’Or, equipados com tecnologia de alta complexidade para monitorização e tratamento de pacientes críticos. “Nossa infraestrutura é muito diferenciada”, destaca a coordenadora Alessandra Thompson. “Isso possibilita ao residente o contato com uma gama de pacientes diferentes”. Durante o curso, os alunos fazem rodízio por unidades de terapia intensiva especializadas em áreas como pós-operatório, cardiologia, neurologia e nefrologia, entre outras, e passam por serviços de terapia nutricional, exames de imagem e ecodopplercardiografia, complementando sua formação.

Em 2019, serão oferecidas quatro vagas para radiologia, seis para pediatria, duas para cardiologia e quatro para medicina intensiva. Todos os programas têm carga horária de 60 horas semanais e oferecem remuneração de R$ 4 mil mensais. Além disso, um importante diferencial dos programas de residência do IDOR e da Rede D’Or São Luiz é a possibilidade de o médico em formação se envolver em linhas de pesquisa originais e estudos clínicos internacionais que têm lugar nos hospitais da rede.

Saiba mais sobre os cursos e o processo seletivo:

Residência Médica em Cardiologia

Residência Médica em Pediatria

Residência Médica em Medicina Intensiva

Residência Médica em Radiologia

?