Último dia para inscrições: Residência de Enfermagem em Oncologia (RJ)

Voltado para enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas, o programa remunerado capacita profissionais no cuidado integrado e especializado a pacientes com câncer

O câncer é uma doença que aumenta ao redor de todo o mundo. Devido à alta complexidade do cuidado aos pacientes oncológicos, os hospitais e centros de tratamento precisam cada vez mais de profissionais especializados e com habilidade para atuar de forma integrada. Sabendo desta necessidade e do impacto positivo que a enfermagem tem na qualidade de vida dos pacientes com câncer, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) está com inscrições abertas para a Residência de Enfermagem em Oncologia, que será ministrada na sede do IDOR, no Rio de Janeiro.

O curso, de remuneração de R $3.300, é endereçado a enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas, oferecendo aos residentes a oportunidade de interagir e vivenciar várias rotinas, nas quais eles vão adquirir o conhecimento essencial para a realização de tarefas de forma eficiente durante suas práticas assistenciais. O programa conta com aulas dinâmicas, entregando aos alunos exatamente aquilo que foram buscar, mas a forte vertente de pesquisa do IDOR também aproxima os residentes do mundo acadêmico, já que a instituição preza muito pelo investimento em projetos de pesquisa e na qualificação de seu corpo docente, que é composto por profissionais especialistas na área do cuidado ao paciente oncológico, todos mestres de referência na área da oncologia.

No mercado de trabalho, a busca por profissionais especializados na área segue em ascensão e oferece os retornos mais altos de investimento em qualquer categoria terapêutica. Segundo a coordenadora do curso, a enfermeira Me. Marcia Cristiane de Lima Peixoto, três razões explicam esse momento. “A primeira é o crescimento na demanda por tratamentos de câncer com o aumento de casos da doença e a expansão das classes médias pelo mundo – que podem pagar planos de saúde. Outra razão é o progresso científico, particularmente na manipulação de genes e células. O pipeline ou horizonte dos medicamentos oncológicos em desenvolvimento clínico se expandiu em 45% na última década. Além disso, o fato de que o mercado de tratamento de câncer tem aprovações regulatórias mais rápidas do que o de outras doenças”, informa.

A residência multiprofissional oferece um grande diferencial para os profissionais concluintes. “Trata-se de passar da condição de generalista para a de especialista com o aprimoramento de uma área em específico, que no nosso caso é a Oncologia”, afirma a coordenadora. Para saber mais e inscrever-se na Residência de Enfermagem em Oncologia (RJ), clique aqui!

Escrito por Maria Eduarda Ledo de Abreu.

Quer receber as notícias do IDOR pelo WhatsApp? Clique aqui, salve o nosso número e mande uma mensagem com seu nome completo. Para cancelar, basta solicitar!

Veja também