array(63) { ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(6) "Apache" ["REQUEST_URI"]=> string(84) "/instituto/idoruniversidades-buscam-solucoes-para-adaptar-ensino-durante-a-pandemia/" ["PHP_PATH"]=> string(24) "/opt/bitnami/php/bin/php" ["FREETDSLOCALES"]=> string(0) "" ["FREETDSCONF"]=> string(0) "" ["OPENSSL_ENGINES"]=> string(31) "/opt/bitnami/common/lib/engines" ["OPENSSL_CONF"]=> string(39) "/opt/bitnami/common/openssl/openssl.cnf" ["SSL_CERT_FILE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["CURL_CA_BUNDLE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["LDAPCONF"]=> string(42) "/opt/bitnami/common/etc/openldap/ldap.conf" ["GS_LIB"]=> string(43) "/opt/bitnami/common/share/ghostscript/fonts" ["MAGICK_CODER_MODULE_PATH"]=> string(60) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/modules-Q16/coders" ["MAGICK_CONFIGURE_PATH"]=> string(73) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/config-Q16:/opt/bitnami/common/" ["MAGICK_HOME"]=> string(19) "/opt/bitnami/common" ["PATH"]=> string(260) "/opt/bitnami/apps/wordpress/bin:/opt/bitnami/varnish/bin:/opt/bitnami/sqlite/bin:/opt/bitnami/php/bin:/opt/bitnami/mysql/bin:/opt/bitnami/letsencrypt/:/opt/bitnami/apache2/bin:/opt/bitnami/common/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin" ["USER"]=> string(6) "daemon" ["HOME"]=> string(9) "/usr/sbin" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.0" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["REDIRECT_URL"]=> string(84) "/instituto/idoruniversidades-buscam-solucoes-para-adaptar-ensino-durante-a-pandemia/" ["REMOTE_PORT"]=> string(4) "4696" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(44) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/index.php" ["SERVER_ADMIN"]=> string(15) "[email protected]" ["CONTEXT_DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["CONTEXT_PREFIX"]=> string(0) "" ["REQUEST_SCHEME"]=> string(4) "http" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["REMOTE_ADDR"]=> string(13) "54.233.196.98" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["SERVER_ADDR"]=> string(11) "172.26.1.14" ["SERVER_NAME"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SERVER_SIGNATURE"]=> string(0) "" ["LD_LIBRARY_PATH"]=> string(410) "/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/varnish/lib:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish/vmods:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/common/lib64" ["HTTP_CDN_LOOP"]=> string(10) "cloudflare" ["HTTP_CF_CONNECTING_IP"]=> string(13) "3.141.199.243" ["HTTP_REFERER"]=> string(117) "http://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/universidades-buscam-solucoes-para-adaptar-ensino-durante-a-pandemia/" ["HTTP_USER_AGENT"]=> string(103) "Mozilla/5.0 AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko; compatible; ClaudeBot/1.0; [email protected])" ["HTTP_ACCEPT"]=> string(3) "*/*" ["HTTP_CF_VISITOR"]=> string(22) "{\"scheme\":\"https\"}" ["HTTP_CF_RAY"]=> string(20) "876f2720fdeaa245-GRU" ["HTTP_ACCEPT_ENCODING"]=> string(8) "gzip, br" ["HTTP_CF_IPCOUNTRY"]=> string(2) "US" ["HTTP_TRUE_CLIENT_IP"]=> string(13) "3.141.199.243" ["HTTP_X_AMZN_TRACE_ID"]=> string(40) "Root=1-6622bfeb-094e0a4564a099880686146b" ["HTTP_X_FORWARDED_PORT"]=> string(3) "443" ["HTTP_CONNECTION"]=> string(5) "close" ["HTTP_X_FORWARDED_PROTO"]=> string(4) "http" ["HTTP_X_FORWARDED_FOR"]=> string(42) "3.141.199.243, 172.71.11.58, 10.247.45.141" ["HTTP_X_REAL_IP"]=> string(13) "10.247.45.141" ["HTTP_X_FORWARDED_HOST"]=> string(25) "www.rededorsaoluiz.com.br" ["HTTP_HOST"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SCRIPT_URI"]=> string(104) "http://54.225.48.228/instituto/idoruniversidades-buscam-solucoes-para-adaptar-ensino-durante-a-pandemia/" ["SCRIPT_URL"]=> string(84) "/instituto/idoruniversidades-buscam-solucoes-para-adaptar-ensino-durante-a-pandemia/" ["REDIRECT_STATUS"]=> string(3) "200" ["REDIRECT_SCRIPT_URI"]=> string(104) "http://54.225.48.228/instituto/idoruniversidades-buscam-solucoes-para-adaptar-ensino-durante-a-pandemia/" ["REDIRECT_SCRIPT_URL"]=> string(84) "/instituto/idoruniversidades-buscam-solucoes-para-adaptar-ensino-durante-a-pandemia/" ["FCGI_ROLE"]=> string(9) "RESPONDER" ["PHP_SELF"]=> string(10) "/index.php" ["REQUEST_TIME_FLOAT"]=> float(1713553387.9643) ["REQUEST_TIME"]=> int(1713553387) }

Universidades buscam soluções para adaptar ensino durante a pandemia

Universidades buscam soluções para adaptar ensino durante a pandemia

Com a nova realidade, o ensino à distância se torna uma alternativa viável para as classes média e alta.

Novas turmas de estudantes têm deixado de se conhecer e antigos colegas não estão mais se encontrando. A pandemia do novo coronavírus tem causado diversas mudanças sociais, e uma das mais importantes é a suspensão de atividades presenciais em escolas e universidades. Esse setor é o que mais vem sofrendo com os efeitos dessa nova realidade, e já existe a necessidade de conferir uma continuidade adaptada a alguns serviços chamados de não essenciais, mas que no fim das contas são essenciais, como a educação. 

Christina Paxson, economista e presidente da Universidade de Brown nos EUA, propõe a testagem da população universitária para que se possa voltar às aulas e não perder o ano letivo. Os casos positivos ficariam em quarentena, enquanto os negativos poderiam ir às aulas presenciais. No entanto, para essa possível solução, deve-se considerar que pessoas viajam nos finais de semana e podem voltar contaminadas. Outra questão a se atentar é a convivência em dormitórios universitários conjuntos, um problema na hora do isolamento de alguém que está infectado pelo Sars-CoV-2.

Nos últimos meses, o setor da educação perdeu entradas monetárias advindas de mensalidade de milhões de novos estudantes que começariam a estudar este ano. A alternativa compulsória são as aulas online, que foram implementadas rapidamente em universidades e escolas ao redor do mundo como forma das universidades privadas manterem pelo menos uma parcela da sua entrada de dinheiro mensal. No entanto,  muitas famílias no Brasil não possuem computador e muito menos acesso à internet, o que traz prejuízos para as classes baixas no processo de implementação de aulas na modalidade ensino à distância. 

É necessário considerar que o sistema de ensino presencial ministrado a pessoas em um mesmo ambiente é profícuo tanto para o aprendizado como por seus benefícios sociais e afetivos. Uma das alternativas futuras para a retomada da normalidade dessas atividades poderia ser a adaptação de salas de aula ventiladas, além de aulas ministradas ao ar livre, quando possível. Também, para aulas online, governos deveriam investir na instalação da rede de internet em todo o território nacional, necessidade que deveria ser tomada por serviço essencial, como energia e água potável.

Atualmente, temos dezenas de grupos ao redor do mundo desenvolvendo possíveis vacinas para o novo coronavírus. Mas, mesmo que essa seja desenvolvida no prazo mínimo, ainda levarão meses para o início da sua distribuição, principalmente em países da África e da América Latina, que possuem menos dinheiro disponível para comprar grandes quantidades do produto para a população. Agora, nos resta esperar para ver se o sistema de educação online será parte do ensino tradicional, o que seria uma alternativa para a nova realidade, desde que se possa contar com a estrutura de um computador e de internet em casa.

Escrito por Luiza Mugnol Ugarte

Quer receber as notícias do IDOR pelo WhatsApp?
Clique aqui, salve o nosso número e nos mande uma mensagem com seu nome completo.
E para cancelar, basta pedir!

28.05.2020

Conteúdo Relacionado
Fale com a gente.