CPA (Comissão Própria de Autoavaliação)

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO

Nos termos da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e atendendo às Diretrizes disponibilizadas em 26 de agosto de 2004 pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), a Faculdade IDOR de Ciências Médicas (Faculdade IDOR) instituiu a sua Comissão Própria de AutoAvaliação (CPA) através da Portaria Nº 01-2016 de 01 de agosto de 2016. A comissão começou a atuar de maneira efetiva após o início do primeiro curso de graduação da Faculdade IDOR, Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, autorizado pela Portaria n°160, de 28 de fevereiro de 2018, do Ministério da Educação, D.O.U., nº41, quinta-feira, 1º de março de 2018. Os resultados obtidos  são de extrema importância para o planejamento e a administração das atividades da Faculdade IDOR.

Os trabalhos desempenhados pela CPA baseiam-se em cinco eixos, contemplando as dez dimensões do SINAES, contidas na Lei SINAES nº 10.861, artigo 3º. São eles:

  • Eixo1 – Planejamento e Avaliação Institucional;
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional;
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas;
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão;
  • Eixo 5 – Infraestrutura Física.

Desse modo, são realizadas atividades em consonância com os processos didático pedagógicos que possibilitem a reflexão crítica, o diálogo e a investigação acadêmico-científica, num exercício constante de aprendizagem participativa, articulando a teoria e a prática no universo de conhecimento de cada área de estudo. É um processo que conjuga um alto nível de preparo e atualização profissional com o desenvolvimento de novas perspectivas acadêmicas.

Composição

Presidente: Érika Rodrigues
Representante da Direção: Rosa Vianna
Representante do Corpo Docente: Felipe D’ Almeida
Representante do Corpo Discente Graduação: Cristiane Guimarães Rodrigues
Representante do Corpo Discente Doutorado: Luiz Guilherme Hendrischk
Representante do Corpo Técnico-Administrativo: Luciene Cunha
Representante da Sociedade Civil Organizada: Francisco Junior Ferreira

Objetivo

A Comissão Própria de AutoAvaliação – CPA, por meio do projeto de auto avaliação institucional, tem por objetivo identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação e atribuições, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, apreciando, obrigatoriamente, as dimensões especificadas do SINAES. De acordo com a proposta do SINAES, a Avaliação Institucional tem a finalidade de contribuir para revisão e aperfeiçoamento do projeto acadêmico e sócio-político da instituição, promovendo a permanente melhoria da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas. A identificação das necessidades de adaptações para o ajustamento das políticas de ações dentro de um processo permanente de melhoria dos resultados resulta em satisfação da comunidade acadêmica como também da sociedade como um todo. Deste modo estabelece um canal direto de comunicação entre a comunidade (alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e sociedade civil) e a instituição (em suas dimensões política, acadêmica e administrativa), visando a excelência na prestação dos serviços pela Faculdade IDOR em compromisso com o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

As mudanças estão acontecendo na Faculdade IDOR de forma positiva e crescente, melhorando a qualidade do serviço a que se propõe. Com a eminente expansão de seus cursos presenciais e a criação de cursos em EAD, o papel da CPA é fundamental sendo uma ferramenta importantíssima na condução da instituição ao cumprimento de todas as suas metas.

Coleta de dados

O Projeto de Avaliação Institucional  da Faculdade IDOR define a metodologia em função das áreas avaliadas, de modo a garantir a validade e a fidedignidade das informações, bem como a facilidade de aplicação dos instrumentos e tratamento dos dados, visando à descentralização. Os dados coletados, através de instrumentos de avaliação digitais, durante os semestres letivos, provenientes das áreas pesquisadas, comporão relatórios parciais e anuais, comunicados internamente e publicados, no site do IDOR, em local especialmente organizado para a divulgação da avaliação institucional. A Faculdade IDOR vem aprimorando e adaptando o processo de avaliação, procurando sempre torná-lo mais eficiente e mais representativo da percepção geral da realidade. Procura-se, nas questões formuladas, que os pesquisados possam responder livre e democraticamente, sem possibilidade de identificação, para que a manifestação possa ser verdadeira, e a ampla divulgação dos resultados para que todos tenham a percepção de que são agentes da mudança. A participação eficiente, ética e relevante dos envolvidos e a utilização dos recursos materiais da instituição, traduzida em compromissos científicos e sociais, asseguram a qualidade e importância de seus serviços e a sua legitimação junto à sociedade.

Divulgação dos resultados

Após a aplicação da Avaliação Institucional, é feita a leitura dos dados referentes aos resultados obtidos. Os dados são trabalhados e repassados ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade IDOR para que medidas pertinentes possam ser implementadas ou corrigidas.  É importante ressaltar que o mais importante de todo processo da CPA é a realização das ações recomendadas, resultante da análise e compilação dos dados. De nada adianta termos todas as informações se não buscarmos constantemente a melhoria através da captação dos sentimentos dos agentes envolvidos na pesquisa. Os relatórios são disponibilizados no site do IDOR, fixados em todas as salas de aula e disponibilizados na Biblioteca, para o conhecimento dos alunos, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo.

 

RELATÓRIOS

Relatório Parcial 2020.1
Relatório CPA 2020