Medicina Interna

Coração, fígado, pulmões e trato gastrointestinal estão entre os órgãos cujos funcionamento e patologias queremos compreender melhor.

Nesta área, nosso principal objetivo é compreender doenças hepáticas, gastrointestinais, pulmonares e cardíacas, de modo a propor novos métodos diagnósticos, marcadores prognósticos e potenciais alvos terapêuticos.

Realizamos estudos epidemiológicos, clínicos, moleculares, genéticos, morfológicos, funcionais e de imagem. Entre os temas principais de pesquisa estão a cirrose hepática e suas complicações, a doença hepática gordurosa não alcoólica, as relações entre inflamação e câncer, as cardiopatias congênitas, a análise genética de pacientes com canalopatia cardíaca e o diagnóstico não invasivo de doenças pulmonares, como a tuberculose e a lesão pulmonar aguda.

Pesquisadores

  • Andre Feldman

    Médico cardiologista, residência médica no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e doutorado em Ciências Médicas pela USP/IDPC. Atua como Professor Pleno na pós-Graduação da USP/IDPC e coordena a cardiologia nos hospitais da Regional São Paulo da Rede D'Or São Luiz. Sua principal área de atuação é em cardiologia clínica na área de trombose e emergências cardiovasculares.

  • Andrea Silveira de Souza

    Médica pela UFRJ. Residência Médica em Diagnóstico por Imagem na UNIFESP/EPM. Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Doutorado em Ciências pela FMUSP. Médica radiologista no IDOR e na Memory Clinic do Centro de Neuropsicologia Aplicada, e no Richet Medicina & Diagnóstico. Experiência em Neurorradiologia Avançada, com ênfase em processos neurodegenerativos, afecções desmielinizantes e tumores cerebrais.

  • Andréa Silvestre de Sousa

    Médica pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Medicina (Cardiologia) pela mesma Universidade. Atualmente é Pesquisadora Titular do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é Chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em doença de Chagas e Professora da Pós-Graduação. Atua ainda como Professora Adjunta de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisadora do IDOR.

  • Antônio José Ledo A. da Cunha

    Pediatra com graduação, residência e mestrado pela UFRJ, onde hoje é professor titular. Fez especialização e doutorado na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (Estados Unidos), além de pós-doutorado na Fiocruz. Desenvolve pesquisas na área de epidemiologia, com ênfase em saúde e desenvolvimento da criança, doenças prevalentes na infância, afecções respiratórias na infância e na adolescência, atenção primária e avaliação de serviços pediátricos de saúde. Área de pesquisa: Pediatria

  • Antonio Carlos Mello Moraes

    Gastroenterologista, com mestrado em Gastroenterologia-Clínica Médica pela UFRJ. Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro Titular do GEDIIB (Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil) e chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital Copa D'Or. Área de atuação em Doenças Inflamatórias Intestinais, onde tem diversos capítulos de livros publicados, participação em artigos e como investigador principal em estudos clínicos.

  • Bruno Diaz Paredes

    Formado em Biomedicina pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Fisiologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ. Fez pós-doutorado na Universidade de Yamaguchi, Japão, na área de Terapia Celular em Hepatopatias. Desenvolve pesquisas relacionadas às geração de células tronco pluripotentes e seus derivados, diferenciação celular para testes de farmacológicos e análise de mecanismos celulares no desenvolvimento, além de projetos com terapia celular, que é sua área de pesquisa.

  • Carolina Kymie Vasques Nonaka

    Bióloga graduada pela PUC Minas com mestrado pela UFMG e doutorado pela FICRUZ. Atua nas áreas de biologia molecular e celular, genética médica, diagnóstico molecular e bioinformática. Pesquisadora do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular, com foco na descoberta de novos alvos terapêuticos e biomarcadores. Responsável pela Garantia da Qualidade do serviço de Transplante de Medula óssea e do Centro de Processamento Celular do Hospital São Rafael. Área de pesquisa: Biotecnologia em Saúde.

  • Clerio Francisco Azevedo Filho

    Médico cardiologista com graduação pela UFRJ e residência médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ. Doutor em cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutorado em imagem cardiovascular no Johns Hopkins Hospital. Atualmente é Assistant Professor of Medicine da Divisão de Cardiologia da Duke University. Sua principal área de pesquisa é a imagem cardiovascular, particularmente ressonância magnética e tomografia computadorizada do coração.

  • Daniella Braz Parente

    É médica radiologista, com graduação, residência, mestrado e doutorado na UFRJ. Atualmente, é pós-doutoranda e docente da mesma instituição. No IDOR, realiza pesquisas sobre doença hepática gordurosa não alcoólica e cirrose hepática, procurando novas formas diagnósticas não invasivas para esses problemas de saúde. Área de pesquisa: Medicina interna

  • Denilson Campos de Albuquerque

    Professor Titular da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador do Serviço/Disciplina de Cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ. Professor da Pós-Graduação do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino - Membro participante da equipe de Cardiologia da Rede D'Or Hospitais atuando como cardiologista clínico e Coordenador Científico do Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa.

  • Gabriel Cordeiro Camargo

    Residência médica em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Nacional de Cardiologia e especialização em ressonância magnética e tomografia computadorizada cardíaca pela Clínica de Diagnóstico por Imagem. Possui mestrado e doutorado em cardiologia pela UFRJ. Atualmente trabalha com imagem cardíaca nas áreas de ecocardiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

  • Heitor de Souza

    Pesquisador colaborador do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, é Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, pesquisador 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Gastroenterologia, atuando nas áreas básica, clínica e em modelos pré-clínicos, trabalhando principalmente com doenças inflamatórias intestinais, imunologia das mucosas, e carcinogênese gastrointestinal.

  • Lourianne Nascimento Cavalcante

    Graduada em Medicina pela UBA, com Doutorado e Mestrado em Medicina e Saúde pela UFBA; Pós-doutorado pelo programa de Biotecnologia da Fundação Osvaldo Cruz. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFBA - Departamento de Medicina e Apoio diagnóstico. Dedica-se, além da assistência e docência, à pesquisa científica, principalmente nas linhas das hepatites virais, terapia antiviral, NASH, ancestralidade, hemorragia digestiva e células-tronco (terapia celular) nas doenças hepáticas.

  • Luciana Souza De Aragão França

    Biomédica, formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006), mestre em Imunologia pela UFBA e doutora em Biotecnologia pela Fiocruz Bahia. Área de atuação: imunologia e terapia celular.

  • Márcia Maria Noya Rabelo

    Cardiologista, mestrado em Biotecnologia e Medicina Regenerativa pela FioCruz e Doutora em Medicina e Saúde Humana - EBMSP. MBA em gestão executiva em saúde pela FGV. Professora da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Cardiologia do Hospital São Rafael e Coordenadora da Residência Médica de Cardiologia. Principal linha de pesquisa: síndromes coronarianas agudas, doença de Chagas, insuficiência cardíaca e tromboembolismo venoso.

  • Marcio Oliveira

  • Maria Goreth Barberino

    Microbiologista, graduação em Farmácia-Bioquímica e especialização em Microbiologia Clínica pela UFBA, Mestrado e Doutorado pela FIOCRUZ/BA. Foi pesquisadora e chefe da microbiologia do HUPES-UFBA e do Hospital Aliança. É consultora de Microbiologia do Hospital São Rafael e pesquisadora principal local dos estudos mundiais multicêntricos - ATLAS e SMART, além de estudos para diagnóstico microbiológico rápido de bactérias e leveduras. Pesquisa: Resistência Bacteriana e Fungos leveduriformes.

  • Nilse Nelia Querino Santos

    Médica Infectologista formada em medicina pela UFBA, Residência Médica pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Mestrado em Doenças Infecciosas pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, SP. Doutorado em Medicina pela Frei Universitat Berlin, Alemanha. Professora Associada IV de Microbiologia da UFBA, Professora de Clínica Médica da Unime. Iniciou o Serviço de Infectologia do Hospital São Rafael em 1995, atuando até o momento.

  • Olga Ferreira de Souza

    Médica pela Faculdade de Medicina de Campos (1983), Mestrado pela UERJ (1990) e Doutorado em Cardiologia pela UFRJ (2009). Especialização em Eletrofisiologia pela OLV University - Bélgica (1991), Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Especialista em Eletrofisiologia pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) . É diretora Nacional do Serviço de Cardiologia na Rede D'Or São Luiz.

  • Renata Moll Bernardes

    Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez residência em Pediatria no IPPMG e em Cardiologia Pediátrica no INC, Mestrado e Doutorado em Medicina (Radiologia) pela UFRJ, com titulo de especialista em Ecocardiografia. Atualmente trabalha com ecocardiografia e é pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação do IDOR, com projetos de pesquisa na área de Cardiologia com ênfase em imagem cardiovascular, cardio-oncologia e medicina translacional.

  • Renata Perez

    É gastroenterologista, com graduação, residência e mestrado pela UFRJ. Cursou doutorado na USP. Atualmente, é professora da UFRJ e médica da Uerj. No IDOR, lidera pesquisas em temas como biomarcadores em doenças hepáticas, hepatites virais em situações especiais (como insuficiência renal e transplante renal), doença hepática gordurosa não alcoólica e cirrose hepática e suas complicações. Área de pesquisa: Medicina interna (coordenadora)

  • Renato Delascio Lopes

    É Professor Livre Docente da Divisão de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina. Possui graduação em Medicina e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou Pós-doutorado na Duke University. Obteve Master Degree of Health Science in Clinical Research na Duke University. Atualmente é Full Professor de Medicina da Divisão de Cardiologia da Duke University. É o Coordenador Médico da Pesquisa Clinica em Cardiologia do IDOR da REDE D’Or.

  • Rosana Rodrigues

    Fez graduação em medicina, residência médica, Mestrado e Doutorado em Radiologia pela UFRJ. Foi "research fellow" em Imagem Molecular na Universidade do Utah e fez programa de pós doutorado no exterior em Imagem Molecular na Universidade de Pittsburgh, Pensilvania. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas do IDOR e de Radiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Coordena a area de pesquisa em Imagem do IDOR. É JCNE e pesquisadora do CNPq. Seus estudos focam Radiologia Torácic