Pediatria

Investigamos o desenvolvimento infantil saudável e as doenças que podem comprometê-lo, além de trabalhar para a melhoria do cuidado em saúde.

Estamos interessados no estudo do desenvolvimento infantil na primeira infância, em seus diversos aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Debruçamo-nos, também, sobre subgrupos particulares, como as crianças com infecção congênita pelo vírus Zika. Além disso, queremos melhorar o atendimento na pediatria e, para tanto, realizamos estudos relacionados à qualidade em saúde e à formação recursos humanos na área.

Também temos pesquisas em temas como doenças respiratórias em crianças e adolescentes – com foco em doenças virais, asma, pneumonia e síndrome do desconforto respiratório agudo – e sepse, incluindo a epidemiologia, o diagnóstico e o tratamento do problema nos serviços pediátricos de saúde.

Pesquisadores

  • Arnaldo Prata

    Graduado em medicina pela UFRJ, com mestrado e doutorado na mesma instituição. É especialista em pediatria e medicina intensiva pediátrica e tem MBA na área de gestão (Coppead/ UFRJ). No IDOR, investiga temas como doenças respiratórias na infância e na adolescência, desenvolvimento infantil, sepse e qualidade em saúde. Coordena, ainda, as equipes de pediatria dos hospitais da Rede D’Or São Luiz no Rio de Janeiro. Área de pesquisa: Pediatria (coordenador)