Pediatria

Investigamos o desenvolvimento infantil saudável e as doenças que podem comprometê-lo, além de trabalhar para a melhoria do cuidado em saúde.

Estamos interessados no estudo do desenvolvimento infantil na primeira infância, em seus diversos aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Debruçamo-nos, também, sobre subgrupos particulares, como as crianças com infecção congênita pelo vírus Zika. Além disso, queremos melhorar o atendimento na pediatria e, para tanto, realizamos estudos relacionados à qualidade em saúde e à formação recursos humanos na área.

Também temos pesquisas em temas como doenças respiratórias em crianças e adolescentes – com foco em doenças virais, asma, pneumonia e síndrome do desconforto respiratório agudo – e sepse, incluindo a epidemiologia, o diagnóstico e o tratamento do problema nos serviços pediátricos de saúde.

Pesquisadores

  • Arnaldo Prata

    Médico pediatra, graduado pela UFRJ em 1979, com residência, mestrado e doutorado também na UFRJ, onde é professor aposentado. Atualmente é líder das equipes de pediatria que prestam serviços à Rede D’Or São Luiz no Rio de Janeiro, é docente dos programas de pós-graduação do IDOR, do IPPMG-UFRJ e da Maternidade-Escola da UFRJ e Pesquisador do IDOR. Desenvolve pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Infantil, Medicina Intensiva Pediátrica e Qualidade em Saúde.

  • Maria Clara de Magalhães Barbosa

    Pediatra graduada pela UFRJ, mestre em Pediatria na UFF e doutora em Epidemiologia no IMS/UERJ. Especialização em Terapia Intensiva Pediátrica. No IDOR integra o Grupo de Pesquisa em Pediatria e atua como docente permanente do PPG. Suas principais áreas de atuação em pesquisa são Terapia Intensiva Pediátrica (foco em doenças respiratórias e sepse), desenvolvimento infantil (foco em adversidades na infância) e qualidade em saúde (foco em protocolos de assistência e fluxos hospitalares).