
Começando meses antes do parto e com atuação até os dias seguintes ao nascimento, durante a internação na maternidade, os nossos programas garantem ao casal tanto as informações necessárias para entrar nessa nova fase da sua família com tranquilidade, quanto a segurança de que a parturiente será atendida de maneira humanizada e cuidadosa.
Conheça os nossos programas.
É normal que o nascimento do bebê traga para os pais uma boa dose de inseguranças. Afinal, são muitas as técnicas e cuidados que precisam ser aprendidos para cuidar do recém-nascido da forma ideal.
Por isso, o Programa Maternidade Ativa garante o alojamento do bebê junto da mãe durante a internação na maternidade, para que tanto ela quanto os seus acompanhantes possam observar os cuidados que a equipe médica e de enfermagem têm com o recém-nascido, aprendendo de perto como vesti-los, trocar as suas fraldas ou dar banho, por exemplo.
Os pais contam ainda com o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, que oferece orientações para que os pais saibam como identificar quando o bebê está satisfeito, qual é o intervalo ideal entre as mamadas, como cuidar das mamas da mãe durante a amamentação, entre outros detalhes referentes ao aleitamento materno.
Saiba mais sobre a atuação do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.
Em parceria com o projeto Parto Sem Medo, a Rede D’Or São Luiz criou a iniciativa Maternidade Sem Medo, com o objetivo de estimular práticas que respeitem as escolhas da mulher no momento do parto, além de orientar a adoção de um parto natural seguro e confortável.
Por isso, as nossas equipes multidisciplinares passam por treinamentos que reforçam as técnicas de humanização nos cuidados com a parturiente, pelas quais já somos reconhecidos, da chegada na maternidade ao puerpério.
Assim, garantimos que a gestante esteja mais segura no momento do nascimento e munida de todos os recursos e cuidados necessários para viver uma experiência única.
Oferecemos em algumas de nossas unidades o Projeto Parto Adequado, com objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Apoiado pelo Ministério da Saúde, o projeto prevê a elaboração de um modelo assistencial baseado na metodologia desenvolvida pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), que será testado e validado junto aos hospitais participantes.
Participantes
A taxa de partos normais entre os hospitais participantes do Projeto Parto Adequado tem se mantido em ascensão, demonstrando que as mudanças estabelecidas após um ano de implantação da iniciativa são sustentáveis.
Importância do Partograma e Cartão da Gestante
O Partograma é o método gráfico utilizado para monitorização clínica do trabalho de parto. É um documento onde são feitas as anotações do desenvolvimento do trabalho de parto, das condições maternas e fetais, devendo conter as informações indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo parte integrante do Prontuário Médico da parturiente.
Já o Cartão da Gestante é um instrumento de registro das consultas de pré-natal, contendo os principais dados de acompanhamento da gestação, incluindo exames, imunização, uso de suplementos, documento este que deve ser apresentado na admissão da maternidade.
Campanhas
Uma das campanhas idealizadas pelo Projeto Parto Adequado reforça a preocupação quanto à realização de cesáreas desnecessárias e busca sensibilizar gestantes e profissionais de saúde para que evitem o parto agendado, principalmente em épocas em que, devido às férias, festas de fim de ano, carnaval e outros feriados, é notório o incremento no número de partos cirúrgicos, levando à prematuridade dos bebês.