Amamentação e COVID-19

O leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido. Completo, possui nutrientes suficientes para suprir as necessidades do bebê até os seis meses de vida. Além de importante fonte de energia, minerais e vitaminas, mostra-se fundamental também para transmitir aconchego. Sim, amamentar passa segurança e bem-estar aos pequeninos!

Após um ano da pandemia causada pelo coronavírus, diversas informações sobre o comportamento da COVID-19 já foram desvendadas. No entanto, existem muitas pesquisas em andamento, pois ainda é considerada uma doença nova.

O aleitamento materno continua importante.

Mas o cenário de pandemia exige cuidados. A enfermeira obstetra Márcia Regina da Silva esclarece algumas questões e fornece orientações. Ela é responsável pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno e Curso Preparatório para Pais no Hospital São Luiz Itaim — Rede D’Or São Luiz.

A COVID-19 pode ser transmitida pelo leite materno?

Não há comprovação científica quanto à transmissão do Sars-CoV-2 pelo leite materno. Até maio de 2021, estudos não detectaram o coronavírus no leite materno.

Importante saber que os benefícios da amamentação superam os riscos de transmissão do vírus.

Devo suspender a amamentação se suspeitar de COVID-19?

Não. As mães que estão com suspeita ou caso confirmado de COVID -19 devem manter o aleitamento, desde que respeitadas as medidas de higiene preconizadas: uso de máscara e higienização das mãos.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e da Sociedade brasileira de Pediatria (SBP) é prosseguir com o aleitamento materno em livre demanda se a mãe estiver se sentindo bem. Caso contrário, ela poderá realizar ordenha para que outra pessoa ofereça o leite ao seu bebê, respeitando as medidas de proteção.

Posso amamentar se já fui infectada pelo coronavírus anteriormente?

Sim. Não há nenhuma contraindicação.

Quais são os cuidados para amamentar na pandemia?

– Lavar as mãos e antebraços com água e sabão antes de tocar o bebê ou extrair o leite materno;

– Usar máscara de proteção cobrindo o nariz e a boca, em casos suspeitos ou confirmados da doença;

– Se espirrar, tossir e sempre que estiver úmida, trocar a máscara. Também trocar de máscara a cada mamada;

– Na impossibilidade de lavar mãos e antebraços com água e sabão, utilizar o álcool em gel 70%.

Quais os cuidados com o bebê na pandemia?

– Manipular o bebê com as mãos higienizadas previamente;

– Se houver sintomas “gripais” delegar o cuidado;

– Higienizar as mãos com frequência;

– Evitar saídas desnecessárias.

Devo suspender visitas ao bebê?

Sim. É necessário evitar visitas neste período.  Devemos permanecer em isolamento social. E no interior de casa, manter os ambientes limpos e as superfícies higienizadas.

Encontre um especialista