Outubro é o mês em que o mundo se une pela conscientização sobre o câncer de mama. Mas, para nós, esse cuidado não dura apenas alguns dias: ele deve estar presente ao longo de todo o ano. Na Oncologia D’Or, reunimos profissionais dedicados exclusivamente à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento dessa doença, que revisam constantemente informações, dados e protocolos para que cada paciente tenha acesso ao cuidado mais avançado.
Por isso, mantemos uma página informativa disponível o ano todo, com conteúdos atualizados e pensados para apoiar mulheres na tomada de decisões sobre a sua saúde. Acesse aqui para conferir.
O cuidado com a saúde feminina é contínuo!
Quando falamos de saúde feminina, é importante destacar a alta prevalência do câncer de mama: o tipo de tumor maligno mais comum entre mulheres no Brasil. A cada ano no país, estima-se que sejam registrados cerca de 73.610 casos da doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, com o diagnóstico precoce, é possível obter cura em mais de 95% dos casos*.
Como diagnosticar precocemente?
Para rastrear o câncer de mama, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) indicam que a mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos de idade. Em alguns casos, o exame também pode ser indicado fora dessa faixa etária ou frequência, após uma avaliação médica individualizada.
Além disso, é fundamental que as mulheres observem as suas mamas com regularidade, o que pode ser feito em qualquer momento do dia, como durante o banho ou na troca de roupa. Não é necessário utilizar uma técnica específica.
Quais são os sinais de alerta?
Mesmo nas fases iniciais, o câncer de mama pode apresentar sinais como:
- caroço na mama fixo e geralmente indolor;
- pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- pele da mama avermelhada, retraída ou semelhante à casca de laranja;
- alterações nos mamilos;
- saída de líquido anormal pelos mamilos.
Ao identificar qualquer uma dessas alterações, é fundamental consultar um médico para realizar uma avaliação adequada.
Quais são os tratamentos disponíveis?
Nas últimas décadas, os avanços na tecnologia e no conhecimento sobre o câncer resultaram em terapias mais precisas e personalizadas. A escolha do tratamento é realizada pelo médico com base no quadro clínico da paciente, no tipo do tumor e na fase da doença. Entre as opções, destacam-se a radioterapia, quimioterapia, cirurgia, hormonioterapia e terapia-alvo, que ainda podem ser combinadas.
Oncologia D’Or: O Ano Todo Rosa
Por meio da campanha O Ano Todo Rosa, convidamos cada mulher a se informar sobre o câncer de mama, seguindo um caminho que começa muito antes de qualquer sinal ou sintoma da doença.
Saiba mais sobre prevenção, cuidado personalizado e diagnóstico precoce em nossa página: https://www.rededorsaoluiz.com.br/campanha/oanotodorosa.


