Toxicidade Hepática

O que é toxicidade hepática?

Também conhecida como hepatotoxicidade, a toxicidade hepática é uma condição que afeta o fígado, causando danos ao órgão e impedindo seu bom funcionamento. 

Nos casos de toxicidade hepática, é possível até mesmo que o quadro do paciente evolua  para uma cirrose, que é uma inflamação crônica do fígado. Outros casos de toxicidade hepática resultam, por exemplo, em fibrose hepática.

 

O que causa a toxicidade hepática durante o tratamento oncológico?

Existem diversas condições capazes de causar a toxicidade hepática, sendo que esse dano ao fígado pode ser, por exemplo, consequência do uso prolongado ou acima da dose de certos medicamentos, ou do uso abusivo do álcool.

A toxicidade hepática no tratamento oncológico pode ser causada por alguns medicamentos que são administrados no paciente com o objetivo de impedir o crescimento do tumor.

É o caso de alguns medicamentos utilizados, por exemplo, no tratamento quimioterápico.

Por isso, antes de receitar o ciclo de tratamento, o médico oncologista precisa determinar a saúde e as condições do fígado do paciente, evitando induzi-lo a um estado de toxicidade hepática causado pela quimioterapia.

A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência, realizando mais de 20.000 atendimentos médicos por mês, nos 5.000 pacientes que participam da Oncologia D’Or.

Suas mais de 40 clínicas estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.