Toxicidade Pulmonar

O que é toxicidade pulmonar?

A toxicidade pulmonar corresponde a uma série de condições danosas aos pulmões, que podem fazer com que eles percam a capacidade de funcionar corretamente.

Acredita-se que, no paciente oncológico, a toxicidade pulmonar possa ser induzida por  alguns tratamentos, como a radioterapia, que é feita em uma área do tórax, ou o uso de determinados medicamentos quimioterápicos. 

Os sintomas de toxicidade pulmonar podem incluir, por exemplo, falta de ar e cansaço. A toxicidade pulmonar pode ser leve, cessando uma vez que o tratamento ou a exposição ao medicamento se encerre, ou grave, requerendo até mesmo um transplante de pulmão.

Em alguns casos, basta espaçar mais as sessões de tratamento contra o câncer ou até mesmo trocar os medicamentos utilizados, com o objetivo de melhorar a toxicidade pulmonar.

De modo geral, a toxicidade pulmonar acaba servindo de alerta também para indivíduos que são tabagistas. O fato de os pulmões serem tão  delicados se torna uma nova motivação para abandonar o cigarro.

A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência, realizando mais de 20.000 atendimentos médicos por mês, nos 5.000 pacientes que participam da Oncologia D’Or.

Suas mais de 40 clínicas estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.