Acne

O que é acne?

A acne é uma doença de pele causada por uma inflamação das glândulas sebáceas, resultando no surgimento de cravos, pústulas, espinhas e até mesmo cistos.

Como existem glândulas sebáceas em toda a pele, a acne pode surgir não somente no rosto, mas também nas costas, no peito e em outras partes do corpo.

O tratamento da acne vai depender de seu grau de severidade, sendo que é preciso seguir recomendações médicas na hora de segui-lo. Ao todo, existem 5 diferentes graus de acne.

É importante manter uma boa higiene da pele, utilizando produtos recomendados pelo dermatologista, e também fazer o uso de medicamentos tópicos, caso seja recomendado. Se a acne for muito severa, o tratamento medicamentoso com remédios orais também pode ser recomendado.

É comum que o paciente desenvolva marcas de acne, por exemplo, resultantes de um tratamento incorreto dessa condição médica.

Quais são os tipos de acne?

Existem diferentes tipos de acne. Confira abaixo alguns dos mais comuns:

  • Acne neonatal: Alguns bebês recém-nascidos podem desenvolver uma acne temporária por conta de um estresse no momento do parto, quando alguns hormônios são transmitidos pela mãe, por meio da placenta. Esse tipo de acne costuma desaparecer espontaneamente.
  • Acne hormonal: A acne hormonal é mais comum durante a adolescência, piorando com o aumento dos hormônios. Também é chamada de acne vulgar.
  • Acne da mulher adulta: Após a adolescência, algumas mulheres continuam a apresentar acne, na chamada acne da mulher adulta.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.