Ansiedade

O que é ansiedade?

Ansiedade é uma emoção caracterizada por uma perturbação momentânea do estado psíquico de um indivíduo, diante de uma situação ou expectativa que gere desconforto, angústia ou medo.

No dia a dia, a ansiedade pode aparecer diante de um fato inesperado, exposição física ou psicológica, perigo iminente ou mesmo frente a uma expectativa. Nestes casos pontuais, ela é vista como uma reação humana completamente natural.

O quadro, contudo, passa a ser motivo de preocupação quando essas sensações passarem a ser frequentes, com crises de ansiedade interferindo na qualidade de vida da pessoa e afetando os seus relacionamentos interpessoais, trabalho e ambiente familiar.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Quando a preocupação se torna excessiva e a expectativa apreensiva está presente por pelo menos seis meses, o quadro deve ser investigado por um especialista porque pode ser indício da presença do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Há uma grande possibilidade de estar com TAG quando três ou mais sintomas de ansiedade como cansaço excessivo, baixa concentração, insônia, agitação mental, tensão muscular e irritação constante estão presentes na rotina diária do paciente. Além disso, quem tem o distúrbio, costuma ter reações desproporcionais, mesmo em situações consideradas simples ou corriqueiras pela maioria das pessoas.

Como controlar a ansiedade?

Para compreender cada caso, o médico irá aplicar um teste de ansiedade, além de realizar a anamnese (investigação do seu histórico clínico) para apoiar seu diagnóstico e entender qual é o tratamento mais adequado. Alguns pacientes precisam passar simultaneamente por tratamento psicológico e psiquiátrico, com a administração de medicamentos. Outros poderão focar na terapia e em práticas que podem reduzir ou amenizar o quadro como prática de esportes, meditação mindfulness e mudanças na rotina.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.