Ardência

O que é ardência?

Ardência é a sensação de queimação. 

Para a Medicina, ardência pode ser sinal ou sintoma indicativo de doença ou de que algo não vai bem. 

Assim, ardência pode indicar determinados tipos de infecção ou inflamação, ou talvez uma reação alérgica a algum produto utilizado, por vezes um determinado tipo de tecido, etc.

Por exemplo, a ardência nos olhos apresenta-se como sinal de uma possível conjuntivite ou reação alérgica na conjuntiva dos olhos.

Ardência ao urinar pode ser sinal de algumas doenças como uma infecção urinária ou candidíase. 

A ardência no peito pode representar sintoma de azia ou má-digestão, enquanto que a ardência na garganta pode ser um dos primeiros sinais de inflamação das vias aéreas superiores ou faringe.

Já a ardência nos órgãos genitais, ou seja, a ardência no pênis ou na vagina pode ser sinal inicial de doenças sexualmente transmissíveis ou infecções sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase. 

A ardência na vagina após relações sexuais, chamada vulvodínia ou o ressecamento vaginal recorrente por alteração hormonal. Mulheres com alergia ao látex também podem apresentar ardência vaginal como consequência de uma reação alérgica à camisinha.

Quando muito intensa e desconfortável e associada a outros sintomas como prurido (coceira) ou dor local, vale consultar um médico para investigar a causa da ardência e o melhor tratamento, devendo sempre evitar automedicação.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.