Azia

O que é azia?

A azia é caracterizada pela sensação de queimação, dor (que pode ser leve ou muito forte) na garganta e nas regiões superior e média do peito, além de um gosto ácido na boca. Normalmente, é sintoma de refluxo gastroesofágico (DRGE), uma doença do esôfago. O desconforto na região costuma aparecer logo após as refeições.

A azia também pode estar associada ao tabagismo, ao excesso de peso e aparecer durante a gestação. A azia na gravidez pode acontecer como consequência da própria dinâmica de reorganização dos órgãos internos da mulher durante o desenvolvimento do bebê, além disso pode estar relacionada às mudanças hormonais pelas quais ela passa no período.

Os sintomas da azia podem desaparecer com tratamento e acompanhamento médico. Para descobrir se a pessoa sofre com refluxo, é possível realizar um teste de monitoração do pH do esôfago.

O que é bom para a azia? Confira algumas ações que podem aliviar o desconforto:

  • Não comer exageradamente durante a refeição;
  • Evitar tomar líquidos durante as refeições para não distender o estômago;
  • Procurar comer menos gorduras;
  • Evitar se deitar nas primeiras três horas após comer, quando os sintomas podem ser mais intensos;
  • Parar de fumar, já que a nicotina estimula o refluxo.

Cuide-se:

Para saber o que fazer em caso de azia constante e saber o que tomar para a azia, pergunte ao seu médico o melhor tratamento e medicamento para seu caso, bem como se há a possibilidade de aliviar a sensação de azia com a ingestão de antiácidos.

Alguns alimentos e bebidas, como café, frituras e frutas ácidas como laranja e limão não causam azia, mas podem piorar os seus sintomas. Por isso, procure ficar longe deles!

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.