Boca seca

O que é boca seca?

Denominada, pelos médicos, de xerostomia, a boca seca é a sensação desagradável de que não há saliva suficiente na boca, o que acontece devido à baixa produção da substância pelas glândulas salivares. Uma pessoa com essa condição pode ter dificuldade para engolir ou apresentar uma quantidade mais elevada de cáries.

A boca seca pode ser simplesmente um sintoma de que a pessoa está levemente desidratada e que precisa ingerir mais água, mas também pode acontecer em pessoas que estão muito estressadas ou passando por períodos de extrema pressão.

De modo geral, a boca seca também pode ser um efeito adverso de uma grande variedade de medicamentos utilizada para as mais diversas causas.

Medicamentos usados para o tratamento do câncer, por exemplo, acabam deixando o paciente com a desagradável sensação de boca seca, e o tratamento de radioterapia que é feito na cabeça e no pescoço também pode fazer com que o paciente perca, temporária ou permanentemente, a capacidade de produzir saliva.

Já a boca seca que acontece durante a noite, ou a boca seca e amarga, que deixa um gosto ruim na língua, pode ser resultado de dormir na posição incorreta, com a boca aberta e exposta ao ar. Até mesmo roncar pode deixar um paciente com boca seca à noite.

Fumantes também costumam ter a boca seca, assim como mulheres na menopausa; já a boca seca na gravidez é bastante relatada, acontecendo devido às inúmeras alterações hormonais comuns nessa fase.

Se a sensação de boca seca persiste por alguns dias, é recomendado que se consulte um médico, já que a xerostomia pode ser um sintoma de diabetes e de síndrome de Sjögren.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.