Cãibras

O que são cãibras?

As cãibras são contrações dolorosas dos músculos que acontecem de forma involuntária, ou seja, sem o controle da pessoa que está tendo essas contrações. Essa contração resulta em uma sensação de fisgada, sendo que o membro chega até a ficar arqueado de forma não natural, por conta do estiramento do músculo.

As cãibras podem ser bastante incômodas e geralmente afetam os membros inferiores do corpo, sendo que é comum que as pessoas reclamem de cãibras na panturrilha e cãibras nos pés. No entanto, elas também podem acontecer em outros pontos. Uma pessoa pode apresentar, por exemplo, cãibras no pescoço ou cãibras nas mãos também.

As cãibras acontecem por causas variadas, que podem ser desde um desequilíbrio nos sais minerais presentes no corpo, como o potássio, a até mesmo o resultado de um esforço físico acima da média, resultando no acúmulo de ácido lático no músculo e, logo, em uma cãibra.

As cãibras noturnas são bastante doloridas porque afetam uma pessoa durante o ciclo do sono, fazendo com que ela desperte sentindo fortes dores. Se a pessoa tem uma cãibra noturna e não acorda, pode acordar no dia seguinte sentindo o local da cãibra bastante dolorido, sem que ela consiga entender, exatamente, o que ocasiona essa dor.

Cãibras na gravidez são relativamente comuns e afetam mulheres mais nos últimos estágios da gestação, devido às alterações metabólicas que acontecem durante esse período da vida.

As chamadas cãibras na barriga afetam o organismo de uma forma diferente, sendo que podem fazer com que a pessoa acabe tendo, por exemplo, diarreia.

Ao experienciar uma cãibra, o melhor a se fazer é respirar fundo e tentar massagear o local até que a contração diminua, se alongando com leveza e delicadeza, para evitar danos maiores.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.