
A cirurgia digestiva é uma área abrangente; não se limita ao centro cirúrgico. Além das cirurgias, procedimentos diagnósticos e terapêuticos fazem parte da rotina de quem nela atua. Para atender o paciente de maneira integral, o profissional que busca se especializar precisa contar com um centro médico adequado que ofereça a ele diversas ferramentas, tornando sua formação consistente e robusta.
Muitas vezes, no entanto, os programas de residência não conseguem atender completamente a essa demanda. Nem todos possuem os equipamentos e materiais médicos necessários para que o jovem profissional tenha um aprendizado ideal.
Buscando suprir essa busca por formação de qualidade, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) oferece o Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo, que reúne um corpo docente altamente qualificado e oferece toda a infraestrutura para atividades práticas em unidades de excelência da Rede D’Or São Luiz.
Fundado em 1977, o grupo é hoje a maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil. Com foco no atendimento humanizado, na qualificação da equipe, na adoção de novas tecnologias e na expansão do atendimento, é referência em qualidade técnica, além de atuar em serviços complementares, como banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Contando com todo o suporte da Rede D’Or São Luiz, o IDOR tem como missão a elevação da qualidade da Medicina por meio da pesquisa e do ensino. Uma de suas metas e motivações maiores é oferecer ao residente o que há de melhor em termos de tecnologia e conhecimento técnico, tanto teórico quanto prático.
Benefícios da Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo do IDOR
O IDOR e a Rede D’Or São Luiz proporcionam um ambiente que estimula o desenvolvimento do jovem profissional. O Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo é realizado no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, que conta com profissionais de saúde altamente capacitados, tecnologia de ponta e uma infraestrutura completa, capaz de oferecer ao residente aprendizado em diversas frentes.
O Quinta D’Or é um hospital geral reconhecido pela ampla unidade de emergência e pelo tratamento em casos de alta complexidade. Para isso, a instituição mantém uma equipe médica de elevado padrão acadêmico, com formação e especialização nas mais expressivas instituições de ensino da área da saúde no Brasil e no exterior.
“Um dos grandes diferenciais da nossa Residência Médica sem dúvida está no acesso que o residente terá a um hospital que apresenta toda a estrutura necessária para a realização de qualquer tipo de cirurgia do aparelho digestivo. São equipamentos de última geração, disponíveis em um espaço que oferece todas as especialidades que apoiam uma especialidade cirúrgica”, explica o dr. Ricardo Cotta, coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo. O Hospital Quinta D’Or conta ainda com serviços de radiologia intervencionista, radiologia 24 horas e unidade de patologia específica para o centro cirúrgico.
Além dos leitos de Terapia Intensiva, o hospital dispõe de três suítes de isolamento para ocasiões em que se faz necessária a presença de um acompanhante ou cuidados muito específicos, por indicação médica, para auxiliar na recuperação do paciente. Todos os leitos estão equipados com modernos monitores, o que permite controlar e observar, simultaneamente, parâmetros como equipamento de monitorização da pressão arterial, da artéria pulmonar e da pressão central do cérebro.
Como se estrutura o Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo
O programa é realizado em dois anos. São 60 horas semanais divididas entre atividades práticas e teóricas. Para se inscrever, o residente precisa ter cumprido uma Residência Médica em Cirurgia Geral, com duração de três anos.
As atividades teóricas ocorrem em aulas semanais e em sessões de discussão de casos clínicos, além da chamada Sessão do Serviço, na qual são analisados os dados de pacientes internados, e do Clube de Revista, em que são debatidos textos publicados em renomados periódicos científicos. “Discutimos artigos referentes à nossa especialidade, principalmente aqueles que apresentam novas técnicas e terapias”, ressalta o dr. Cotta.
As atividades teóricas também contam com todo o diferencial oferecido por uma unidade hospitalar de ponta, como auditórios e centro de estudos equipado com biblioteca.
Foco em atividades práticas
O dr. Cotta destaca que a Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo, assim como ocorre em outras residências cirúrgicas, é eminentemente prática. “O residente tem que estar preparado para examinar o paciente, atendê-lo em consultório, acompanhá-lo durante toda a sua jornada na unidade hospitalar, conversar, dar hipótese diagnóstica, levar ao centro cirúrgico e efetivamente fazer a cirurgia, além de efetuar o acompanhamento pós-operatório e realizar desde exames básicos até aqueles de mais alta complexidade. Claro, tudo sempre com supervisão do preceptor.”
Como o Hospital Quinta D’Or possui uma infraestrutura completa, a maioria das cirurgias é realizada nas próprias instalações. Em alguns casos específicos, o residente pode acompanhar o preceptor em cirurgias em outras unidades hospitalares da Rede D’Or São Luiz, como nos hospitais Copa D’Or ou Norte D’Or.
O Centro Cirúrgico do Hospital Quinta D’Or possui 11 amplas salas dispostas em dois corredores interligados. Duas delas são intercomunicáveis, permitindo a realização de transplantes. A unidade conta também com sala preparada exclusivamente para procedimentos endoscópicos.
“Temos todos os recursos materiais e equipamentos de última geração para que possamos oferecer ao residente um treinamento completo, preparando-o para que exerça uma Medicina de qualidade”, explica o dr. Cotta. “Todas as práticas validadas nos principais hospitais do mundo são adotadas nas unidades hospitalares da Rede D’Or São Luiz. Isso nos confere a certeza de estarmos contribuindo para a formação de excelentes profissionais.”
O coordenador destaca ainda a importância do amplo corpo clínico de especialistas. “Na Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo, o residente encontra uma equipe de especialistas nas mais diferentes áreas da Medicina que atuam também como apoio à especialidade do aparelho digestivo.”
Formação científica e em soft skills
O residente também poderá se beneficiar de um conceito inovador de ensino implementado pelo IDOR: o Core Curriculum. Essa novidade tem a missão de complementar a formação profissional, indo além do caráter técnico-assistencial desenvolvido na rotina dos hospitais.
O Core Curriculum promove uma capacitação científica sólida, que permite ao residente desenvolver e consumir conteúdo científico com qualidade e visão crítica. Também aprimora habilidades e competências de relacionamento interpessoal e gestão (soft skills), essenciais para o médico hoje.
A iniciativa tem a participação de profissionais da Rede D’Or São Luiz, reconhecidos pela experiência prática e capacitação em suas áreas de interesse.
Aproveite a oportunidade: inscreva-se agora nos Programas de Residência Médica do IDOR
Ter a certeza de poder contar com uma instituição que oferece o apoio e a experiência de equipes médicas altamente capacitadas em um espaço que preza o acesso às mais novas tecnologias e que realmente está focado em proporcionar aprendizado prático faz toda a diferença.
Inscreva-se no Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo do IDOR. O processo seletivo inclui prova objetiva, eliminatória e classificatória, além de entrevista, análise e arguição do currículo. Para saber mais, acesse o site do IDOR .
27.10.2022