O curso oferece uma formação interdisciplinar voltada à aplicação crítica dos conhecimentos neurocientíficos em contextos profissionais diversos. Estruturado em 10 módulos, um por semana, o curso articula um eixo básico com três ênfases: Saúde, Educação e Sociedade, permitindo ao aluno aprofundar-se nos temas mais alinhados ao seu interesse. Por meio de videoaulas, leituras e materiais complementares disponibilizados previamente, os participantes se preparam para encontros síncronos interativos conduzidos por especialistas da área de neurociências. A proposta integra teoria e prática, favorecendo a compreensão dos mecanismos cerebrais e sua relevância para desafios clínicos, educacionais e sociais contemporâneos.
Formar profissionais capacitados a integrar os fundamentos da neurociência básica com suas aplicações clínicas, educacionais e sociais, promovendo uma atuação crítica, ética e translacional diante dos desafios contemporâneos da pesquisa e da prática profissional.
Profissionais e estudantes interessados em compreender e aplicar os fundamentos da neurociência em contextos clínicos, educacionais e sociais.
O curso é coordenado pelo neurocientista Dr. Roberto Lent, autor do livro “Cem Bilhões de Neurônios?”, e será conduzido por uma nova geração de neurocientistas do Instituto D’Or e da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), que irão debater o conhecimento mais recente da área;
Além disso, o Instituto D’Or possui grande tradição em pesquisa e ensino em neurociências, tendo publicado dezenas de artigos científicos nos principais periódicos internacionais da área, como Science, PNAS e Scientific Reports.
Saúde: Emily Johanna Castro Fonseca
– Médica pela Universidade Nacional da Colômbia em 2010, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB / UFRJ) em 2014 e doutora no mesmo programa na área de Neurociência Básico-Clínica;
– Suas áreas de interesse incluem a composição celular do encéfalo humano, desenvolvimento cerebral humano, dimorfismo sexual cerebral, envelhecimento cerebral típico e as demências;
– Na sua pesquisa trabalha com técnicas de neurociência quantitativa tais como o fracionador isotrópico e a ressonância magnética estrutural em material post-mortem.
Educação: Raimundo da Silva Soares Junior
– Graduado em Ciências Biomédicas na UNESP de Botucatu, fez Mestrado em Neurociências pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP);
– Concluiu o doutorado no programa de pós-graduação em Neurociências e Cognição da UFABC pesquisando sobre funções cognitivas humanas, tais como cognição espacial e resolução de problemas geométricos com interesse particular em esforço cognitivo;
– Recebeu a distinção do Fulbright Doctoral Dissertation Award concluindo parte de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Drexel, EUA;
– Atualmente, faz pós-doutorado no IDOR com projeto de hiperescaneamento cerebral de professores e alunos;
– Seus interesses de pesquisa concentram-se na aplicação da neurociência na educação, visando contribuir para o ensino e a aprendizagem.
Sociedade: Fernanda Hansen
– Física Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017) com período sanduíche na Beuth Hochschule für Technik Berlin pelo programa UNIBRAL com experiência profissional em Física Médica de Imagem (2016-20);
– Doutora em Ciências Médicas, com ênfase em Neurociências pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) (2022);
– Estágio de pós-doutorado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro com foco em Física Aplicada às Neurociências (2022-24);
– Foi WIN Global Scholar (2023-24) na Universidade de Oxford, e membra do OHBM-DIC (2022-2025). Atualmente pós-doutoranda no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e no projeto BRIDGE.
Dr. Roberto Lent
– Graduado em Medicina (1972) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, Biofísica (1973 e 1978) também pela UFRJ, e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82);
– Foi Professor da UFRJ entre 1975 e 2018, diretor por dois mandatos do Instituto de Ciências Biomédicas (2007-2014), e Professor Emérito da UFRJ (2019);
– Atualmente Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ; – Atualmente é Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação, Diretor da Academia Brasileira de Ciências, e membro do Comitê Gestor da Aliança Global pela Ciência da Aprendizagem para Educação, da UNESCO. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas, e um Grupo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Neuroeducação no IDOR;
– Atua na área de Morfologia, com ênfase em Neuroembriologia, Neuroplasticidade e Educação;
– Atua também em Ensino e Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos, e crônicas semanais sobre neurociência no jornal O Globo.
“O curso fornece indispensável embasamento científico para compreender o funcionamento do cérebro. Em tempos de neuromodas e neuromitos, participar das aulas, fazer as leituras e assistir aos vídeos recomendados me permitiu aprender e qualificar minha relação com as neurociências. Bem estruturado, o conteúdo que apreendi tem sido muito útil em minhas atividades profissionais.” Caleb Salomão – Advogado, aluno da 2ª turma (2021)
“Num mundo de excesso de informações, a oportunidade de obtê-las de forma qualificada, e translacionar o campo da pesquisa da neurociência, as temáticas educacionais foi um grande modelo de conversa com outros atores do ecossistema. Nos conduzir a uma aprendizagem ativa, estimulando o senso crítico através de debates, foi estimulador. A dinâmica do curso sob a regência do maestro Roberto Lent, é brilhante. A lógica andragógica com vídeos, referências bibliográficas, discussão do tema conduzida pelo professor da cadeira e encontro com especialistas, confere um ritmo e motivação para os próximos encontros. Me senti debruçada sobre os ombros de gigantes.” Anna Butter – Médica, aluna da 2ª turma (2021)
“O curso neurociência translacional foi uma excelente oportunidade de conhecer melhor as funcionalidades do sistema nervoso e aplicar esse conhecimento em minha área de atuação. Como professora de idiomas, considero de grande importância conhecer os mecanismos cerebrais de aquisição da linguagem e utilizar esse conhecimento nas metodologias aplicadas ao ensino de línguas para motivar e estimular a aprendizagem.” Margarete Toledo – Professora, aluna da 2ª turma.
“Busquei o curso de Neurociências com o objetivo de apresentar a pesquisa científica em neurologia pra minha filha que se apresentava desanimada com o curso de Psicologia e sua subjetividade. Totalmente baseado em evidência científica, minha expectativa foi superada e minha admiração pelo assunto aumentou. Muito grata por toda equipe do IDOR, pela seriedade e sutileza.” – Rachel Januzzi, aluna da primeira turma (2019)
“Curso muito rico. Bibliografia comentada e vídeos excepcionais. Formato do curso muito dinâmico e motivacional.” – Roberta Penteado, aluna da primeira turma (2019).
Informações para contatos:
(21) 3883-6000
E-mail: [email protected]
Secretaria Acadêmica:
De 2ª a 6ª, das 09h às 18h.
Telefone: 21 2323-7636
Inscrições até: 01/09/2025
Investimento: R$803,00 (valor unitário por ênfase)
R$2.048,00 (valor referente as 3 ênfases)
*Condições especiais para matrícula nas 3 ênfases.
*Parcelamento em até 6x no cartão de crédito.
– Matrículas pagas até 31/05/2025: 10% de desconto nas mensalidades;
– Matrículas pagas entre 01/06/2025 e 30/06/2025: 5% de desconto nas mensalidades;
– Matrículas pagas a partir de 01/07/2025: sem desconto.
Política de desconto:
– 15% de desconto para ex-aluno do IDOR;
– Condições especiais para Colaboradores Rede D’Or, Oncologia D’Or, IDOR e Sulamérica: Para mais detalhes, entre em contato com a central de relacionamento:
(21) 3883-6000 ou [email protected]
***Descontos aplicados a partir da segunda parcela.
*** Os descontos não são cumulativos.
Início das aulas: 09/09/2025
Carga Horária Total: 90h, sendo 30h para cada ênfase
Periodicidade, data e horário: Aulas Síncronas via Zoom + Conteúdo EAD, de 19h às 21h


Além de ampliar suas frentes de atuação, o IDOR também estendendo suas fronteiras geográficas. No Rio de Janeiro, além da sede em Botafogo, conta, hoje, com um amplo espaço dentro do Hospital Glória D’Or, dedicado à pesquisa clínica. Além disso, ganhou unidades em São Paulo, Salvador e Brasília, que atuam de forma integrada em pesquisa, ensino e inovação. O IDOR também estende sua pesquisa a outras capitais brasileiras, contando com a estrutura da Rede D’Or nesse processo.
Agendar Visita Guiada