O Programa para Assistentes Técnicos de Anatomia Patológica (ATAP) busca suprir a carência de profissionais na área em todo o país. É voltado a graduados da saúde com interesse ou experiência em laboratórios de anatomia patológica. O curso combina teoria e prática em um ambiente colaborativo. O aprendizado será baseado na interação, cooperação e autonomia, com enfoque construtivista. Destina-se à formação em Patologia Diagnóstica e Molecular.
O programa tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar nas rotinas técnicas e de apoio ao diagnóstico em laboratórios de anatomia patológica, com conhecimentos em histotécnica, imuno-histoquímica e patologia molecular. Busca suprir a carência de formação específica na área, oferecendo capacitação estruturada e de qualidade, diferente do modelo informal e variável atualmente praticado. Além da formação técnica, os profissionais serão preparados para buscar e aplicar conhecimentos científicos, contribuindo para a qualidade e credenciamento dos serviços laboratoriais.
O Laboratório de Anatomia Patológica da Rede D’Or conta com capital humano especializado, Médicos Especialistas, Biomédicos e Biólogos, alem de outros profissionais da área da saúde capacitados que irão colaborar na formação de profissionais para a assistência aos procedimentos anátomo-patológicos. Associado a este capital humano, os laboratórios da Rede D’Or contam com excelente infra estrutura e equipamentos de ultima geração, possibilitando o aprendizado atualizado com as melhores práticas laboratóriais.
Profissionais da área de saúde graduados em Biomedicina, Biologia, Enfermagem e Farmacêutico.
Renato Lima de Moraes Junior
– Atualmente é Coordenador Médico da Qualidade do Laboratório de Anatomia Patológica da Rede D’Or;
– Residencia Médica na Santa Casa de São Paulo – Título de Especialista em Patologia;
– Responsável Técnico Laboratório Lima de Moraes;
– Elaborador do Programa e Incentivo e Controle da Qualidade – Sociedade Brasileira de Patologia (SBP);
– Vice presidente de assuntos profissionais da SBP;
– Cooordenador da Comissão de Acreditação do Programa de Acreditação e Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia.
Dra. Laura Carolina Lopez Claro
CRM SP 152620
– Médica patologista formada no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em 2010, com título de especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia;
– Atualmente é patologista da Rede D’Or com ênfase em patologia gastrointestinal e pancreática e é a encarregada da área de patologia gastroenteropancreatica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo onde também atua como professora da graduação da Faculdade de Medicina.
Informações para contatos:
Central de Relacionamento:
(21) 3883-6000
E-mail: [email protected]
Secretaria Acadêmica:
De 2ª a 6ª, das 09h às 18h.
(21) 3883-6000
Inscrições até: 28/02/2026
Investimento: 1(fixa)+23x de R$597,91
– Matrículas pagas até 31/12/2025: 10% de desconto nas mensalidades;
– Matrículas pagas entre 01/01/2026 e 31/01/2026: 5% de desconto nas mensalidades;
– Matrículas pagas a partir de 01/02/2026: sem desconto.
Política de Desconto:
– 15% de desconto para ex-aluno do IDOR;
– Condições especiais para Colaboradores Rede D’Or, Oncologia D’Or, IDOR e Sulamérica: Para mais detalhes, entre em contato com a central de relacionamento:
(21) 3883-6000 ou [email protected]
***Descontos aplicados a partir da segunda parcela.
*** Os descontos não são cumulativos.
Data da aula: 07/03/2026
Modalidade: Híbrido
Duração: 12 meses
Carga Horária Total: 425h, sendo
– On-line (ao vivo): 125h;
– Presencial Atividade Prática: 300h
Periodicidade, data e horário das aulas: Semanal às terças-feiras (online síncrono) das 19h às 22h
Local da Atividade Prática: Núcleo Técnico Operacional (NTO) de Anatomia Patológica da Rede D’Or
**A Atividade Prática Supervisionada acontecerá nos últimos 6 meses, de segunda a sexta-feira das 07h às 19h com cronograma estabelecido pelo coordenador do curso. O aluno poderá fazer a atividades práticas no RJ ou em SP.


Além de ampliar suas frentes de atuação, o IDOR também estendendo suas fronteiras geográficas. No Rio de Janeiro, além da sede em Botafogo, conta, hoje, com um amplo espaço dentro do Hospital Glória D’Or, dedicado à pesquisa clínica. Além disso, ganhou unidades em São Paulo, Salvador e Brasília, que atuam de forma integrada em pesquisa, ensino e inovação. O IDOR também estende sua pesquisa a outras capitais brasileiras, contando com a estrutura da Rede D’Or nesse processo.
Agendar Visita Guiada