O IDOR e a Rede D’Or realizaram no dia 19 de setembro o VI BEL-G Bariatric Endoscopy Live Global, maior evento online de endoscopia bariátrica do mundo.
O encontro é uma parceria entre o Serviço de Endoscopia da Rede, representado pelo Dr. Eduardo G. H. de Moura e Dr. Diogo. T. H de Moura e o Serviço de Endoscopia do Brigham and Women’s Hospital da Harvard Medical School, representado pelo Dr. Christopher C. Thompson e Dra. Pichamol Jirapinyo. O BEL-G foca nas terapias endoscópicas bariátricas e metabólicas, primárias e revisionais, além no manejo de complicações pós-cirúrgicas.
26 centros de excelências globais se conectaram por mais de 12 horas para a transmissão ao-vivo dos procedimentos. O representante brasileiro foi o Hospital São Luiz Itaim (SP), que abriu as portas da área de endoscopia para a realização de 5 casos – sendo 3 inéditos: transplante de gordura, anastomose com magneto e ablação da mucosa gástrica para emagrecimento.
Durante as sessões, 41 especialistas dos 5 continentes discutiram e debateram as intervenções, oferecendo insights em tempo real e diferentes percepções. Cada caso –
ao todo foram 33 – apresentou uma abordagem prática distinta, que proporcionou aos espectadores uma diversidade única de aprendizado clínico, incluindo indicações apropriadas, limitações e possíveis complicações de cada conduta.
Uma das operações de destaque foi a inédita anastomose por magneto. A técnica foi realizada em uma paciente com o trânsito intestinal interrompido, gastrostomia descompressiva, e que vinha sendo alimentada exclusivamente por dieta parenteral. O Dr. Diogo de Moura e equipe conseguiram, com o auxílio de imãs, restabelecer o trânsito intestinal de forma não invasiva. “Você coloca imãs em dois órgãos e eles grudam, em pouco tempo causam uma necrose das paredes pressionadas pelos imãs, formando a anastomose.”, completa o Dr. Diogo.
Com 13.756 inscritos de 158 países, o BEL-G, realizado agora com apoio da Rede D’Or e do IDOR, se consolida como o grande encontro global do tema.
O evento foi inteiramente gravado e pode ser acessado, com tradução para português e espanhol, no link: https://belg.tbr.com.br/





