Equipe de IA do IDOR fica no top 10 durante a Jornada Paulista de Radiologia, congresso sobre diagnóstico por imagem de alcance mundial e o maior da América Latina
O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) foi destaque na 3ª edição do Desafio de Inteligência Artificial promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR). Entre dezenas de participantes de todo o mundo, o time de IA do IDOR ficou em 9º colocado e foi homenageado no palco durante a cerimônia de encerramento da 55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR), realizada entre os dias 1º e 4 de maio, em São Paulo. O evento contou com mais de 16 mil participantes.
O Desafio de IA da SPR consistiu em desenvolver modelos para a classificação de imagens mamográficas com base no sistema BI-RADS®, especializado na padronização de relatórios de exames de imagem da mama (mamografia, ultrassom e ressonância magnética). A atividade, que teve início no fim de fevereiro, foi realizada na plataforma Kaggle, do Google, um dos maiores ambientes colaborativos mundiais para cientistas de dados e desenvolvedores de modelos de aprendizado de máquina.
Profissionais IDOR se destacam na área de Radiologia e Inteligência Artificial
A equipe do IDOR foi formada pela radiologista especialista em mama Ellyete Canella, pela também radiologista Andrea Silveira de Souza e pelos desenvolvedores de soluções em inteligência artificial Thiago Matheus e Errison Alves. Thiago Matheus representou o time na cerimônia de premiação e também concedeu uma entrevista à SPR-TV, discutindo os aspectos técnicos da solução desenvolvida.
A participação do IDOR no desafio foi impulsionada por uma contribuição fundamental da Rede D’Or, uma das três instituições doadoras das imagens que compuseram o banco de dados da competição. Sob coordenação do Dr. Ivanei Bramati, gerente de Tecnologia e Imagem e coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens (LPI) do IDOR, a Rede D’Or organizou a seleção, anonimização de dados e envio de 10 mil exames de mamografia, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e disponibilizados publicamente na plataforma Kaggle. A iniciativa contou ainda com o apoio institucional da presidente do IDOR, Dra. Fernanda Tovar-Moll, que viabilizou tanto a doação das imagens quanto a estruturação da equipe de IA participante.
Para o IDOR, a participação no desafio fortalece o instituto no desenvolvimento da inteligência artificial aplicada à radiologia e incentiva a produção científica nessa área. A equipe informou que outra solução, desenvolvida no desafio do ano anterior, também está em fase de preparação para publicação em revista científica.


