
A Cardiologia é uma das especialidades médicas que mais têm exigido investimentos em inovação. Procedimentos e técnicas cirúrgicas estão em evolução constante. Além disso, o aumento das doenças cardiovasculares no Brasil gera uma necessidade cada vez maior de serviços. Por isso, a área de Cardiologia segue com uma demanda crescente de especialistas.
Foi atento a essa necessidade que o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) apresenta uma novidade em seu Programa de Estágio Acadêmico para 2022: o Estágio em Cardiologia.
“O Estágio em Cardiologia é um grande e inovador projeto do IDOR, em parceria com a Rede D’Or, que tem como objetivo oferecer uma visão ampla da especialidade aos jovens estudantes de Medicina. Eles encontram no Programa de Estágio Acadêmico em Cardiologia do IDOR a possibilidade de participar do atendimento completo do paciente com patologias cardiológicas. Essa é mais uma forma de o IDOR contribuir com a formação de competentes futuros médicos”, comenta a dra. Natália Dominguez Paes Leme de Souza, coordenadora do Programa de Estágio Acadêmico em Cardiologia.
O programa é oferecido no Hospital Norte D’Or, no Rio de Janeiro. Compreende 18 horas semanais de dedicação, sendo 12 horas com foco em atividades práticas – cumpridas no formato de plantão diurno, de segunda a sexta-feira – e seis horas teóricas.
Centro de excelência em pesquisa e ensino, o IDOR é uma das instituições mais renomadas do país e consegue desenvolver uma série de atividades inovadoras graças a sua ligação com a Rede D’Or São Luiz, maior rede de hospitais do Brasil. Mais da metade dos hospitais da Rede D’Or São Luiz é certificada pelas principais metodologias de acreditação nacionais e internacionais, o que confirma o compromisso com a melhoria contínua e com o elevado padrão de qualidade e segurança para o paciente.
Uma proposta diferenciada no Estágio em Cardiologia do IDOR
“O Estágio em Cardiologia tem uma proposta diferenciada, baseando-se em conhecimentos práticos com ensinamentos à beira do leito, acompanhamento de exames complementares e procedimentos invasivos”, explica a dra. Natália. “Além disso, temos programadas aulas teóricas com discussão de casos clínicos e de artigos científicos, abordagem de temas importantes na Cardiologia e sessões clínicas, entre outras atividades.”
Em um ano de estágio, prorrogável por mais um, estão previstos rodízios e treinamentos em ambulatórios de Cardiologia, Emergência Cardiológica, Unidade Cardiointensiva, Imagem Cardiovascular (ressonância cardíaca, angiotomografia das coronárias, ecocardiograma), Centro Cirúrgico e Hemodinâmica. “Sempre sob orientação e supervisão de médicos especialistas nas áreas e com acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia.”
Dra. Natália acrescenta que o principal diferencial do Programa de Estágio Acadêmico em Cardiologia oferecido pelo IDOR são as oportunidades de acesso, na fase acadêmica e de formação, à visão do especialista em Cardiologia, passando por diferentes setores e obtendo assim amplo entendimento do acompanhamento e tratamento do paciente cardiopata.
A Cardiologia na Rede D’Or São Luiz
A Cardiologia na Rede D’Or São Luiz segue um modelo de gestão baseado no cuidado integral ao paciente, centrado na qualidade técnica e no tratamento humanizado e individualizado, utilizando protocolos de atendimento alinhados com as principais diretrizes das sociedades americana e europeia de Cardiologia.
Essa excelência no atendimento só pode ser obtida com um trabalho contínuo focado em três vertentes: o cuidado com o indivíduo, a qualidade técnica do profissional e o uso de tecnologia avançada em Medicina.
Assim, os hospitais da Rede D’Or São Luiz apresentam unidades cardiovasculares que propiciam um atendimento especializado desde a chegada do paciente ao Pronto Atendimento até o momento de sua alta hospitalar.
Quer se desafiar? Venha para o Programa de Estágio Acadêmico em Cardiologia do IDOR
No Programa de Estágio Acadêmico em Cardiologia do IDOR, as atividades acadêmicas são desenvolvidas sob a orientação e supervisão de um médico da rotina, incluindo o acompanhamento da evolução dos pacientes internados, a discussão de casos clínicos e condutas terapêuticas, assim como a realização de exames clínicos e de procedimentos e manobras.
“Entre os principais benefícios oferecidos ao aluno está o acesso a uma estrutura diagnóstica e terapêutica ampla dentro da linha de cuidados da Cardiologia e a um currículo diferenciado, com enfoque cardiovascular”, diz a dra. Natália Dominguez Paes Leme de Souza.
Aproveite a oportunidade: inscreva-se agora nos Estágios Acadêmicos do IDOR
O IDOR oferece estágio acadêmico em três especialidades. Além de Cardiologia, há programas específicos para Medicina de Emergência e Medicina Intensiva. Os três estão com inscrições abertas e as vagas são limitadas.
Os alunos interessados em se candidatar a uma das vagas deverão estar matriculados regularmente em um curso de Medicina autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Para Cardiologia e Medicina Intensiva, são aceitos estudantes de Medicina do 9° ao 11° período. Para Medicina de Emergência, podem se inscrever alunos que estejam cursando entre o 8° e o 11° período.
O Estágio Acadêmico em Cardiologia oferece sete vagas para início em 2022. Os selecionados recebem bolsa mensal, alimentação, vale-transporte municipal e seguro para acidentes pessoais.
Caso queira dar continuidade aos seus estudos, o Instituto promove, além dos estágios acadêmicos, programas de Residência Médica e cursos de pós-graduação e Doutorado em Ciências Médicas. São 21 linhas de pesquisa na área de concentração em Medicina Clínica e Translacional.
No IDOR, você tem ainda a possibilidade de contratação após a formatura e a Residência Médica. Cerca de 70% dos egressos tornam-se colaboradores da Rede D’Or São Luiz.
Saiba mais sobre o Estágio Acadêmico em Cardiologia do IDOR
22.10.2021