
Voltada ao tratamento e diagnósticos de doenças do sangue, a Residência Médica do IDOR/RDSL visa qualificar hematologistas diferenciados e com ampla atuação de mercado.
A Residência em Hematologia e Hemoterapia capacita os médicos na investigação, diagnóstico e realização de tratamentos relacionados a distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou neoplasias hematológicas. Especialistas em procedimentos relacionados à transfusão de sangue, os hematologistas prestam assistência a pacientes em investigação ou já diagnosticados, seja em consultório ou em hospitais, além de atuarem como pareceristas para outras áreas médicas. Além de ser essencial a hospitais e centros de transplante de medula óssea, o profissional também encontra grandes oportunidades em pesquisa, podendo atuar igualmente em laboratórios ou atividades burocráticas.
Tendo em vista que a hematologia é uma das áreas da medicina que mais evolui cientificamente, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) oferece, junto à Oncologia D’Or (RDSL), o Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia, que garante ao aluno o contato com profissionais especialistas e com as mais modernas tecnologias da área. “A Residência oferece ao médico a oportunidade de estar aprendendo sobre hematologia em hospitais com alta tecnologia, preparando-o para uma atuação diferenciada tanto na área técnica como científica. Os profissionais que o auxiliarão nesse processo possuem mestrado e doutorado na área, além de ampla experiência e atuação tanto a nível privado, como nas melhores instituições acadêmicas do Rio de Janeiro, como em renomadas instituições públicas, como a UFRJ, a UERJ, a UFF e o Inca”, informa o médico hematologista e coordenador do curso, Fábio Moore Nucci.
Quando se trata das oportunidades de mercado, o coordenador do programa afirma a demanda é ampla e diversificada, considerando a Hematologia é uma especialidade com menos profissionais quando comparada com outras residências clínicas. “O mercado é cheio de oportunidades para esses especialistas, principalmente no interior do país, onde existe muita carência de bons profissionais. Além da hematologia, as áreas de hemoterapia, transplante de medula, indústria farmacêutica e laboratórios também são campos onde esses médicos podem trabalhar”, explica.
Através de sua infraestrutura de ponta e do apoio de profissionais qualificados, o programa busca formar médicos com ampla perícia na área de hematologia e hemoterapia, incluindo o conhecimento de drogas quimioterápicas, transplante de medula óssea, realização e interpretação de lâminas de sangue periférico e medula óssea, pesquisa clínica e análise de literaturas científicas.
Se você quiser saber mais sobre o Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia do IDOR e da Oncologia D’Or, assista ao vídeo sobre o curso e realize sua inscrição clicando aqui.
23.11.2020