
Voltada ao diagnóstico e tratamento das principais patologias em Urologia, conheça mais sobre a especialidade oferecida pelo Programa de Residência médica do IDOR/RDSL.
O programa de Residência Médica em Urologia, oferecido nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Rede D’Or São Luiz (RDSL), busca capacitar residentes para o diagnóstico e tratamento das principais patologias em Urologia. Pioneiro na área cirúrgica, o programa contempla diversas áreas como urologia de consultório, Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), uroneurologia, uroginecologia e o carro forte do programa, a andrologia.
O programa conta com o aprendizado em cirurgias robóticas junto ao parque tecnológico da RDSL, que proporciona interação direta entre residentes e os diferentes métodos de diagnóstico e terapêuticos. Os alunos terão a oportunidade de experienciar cirurgias reconstrutoras, traumas, atendimentos em uropediatria e transplantes, entre outras vivências. Além de incluir a discussão de casos e imagens no setor de radiologia, oncologia e patologia, o que permite o aprimoramento dos residentes e sua interação multidisciplinar.
A formação dos preceptores abrange diversas especialidades: transplante, cirurgia reconstrutora, uro-oncologia, cirurgia robótica, cirurgia pediátrica e uroginecologia. Ademais, a estrutura da RDSL, que é uma das melhores do estado do Rio de Janeiro, fornece excelentes condições de aprendizagem e tratamento. Um dos diferenciais da residência “é o tratamento específico em cirurgia oncológica e minimamente invasiva, como laparoscopia, endourologia e cirurgia robótica”, diz Rodrigo Frota, coordenador do programa no RJ.
O residente terá oportunidade de fazer estágio em uma instituição estrangeira de renome, o que será um diferencial na sua formação. Ao final do curso, o médico deverá ser capaz de reconhecer as principais patologias urológicas, disponibilizar ao paciente o tratamento mais adequado à sua condição e também estabelecer um acompanhamento ambulatorial e interação multidisciplinar com as diferentes especialidades afins: oncologia, clínica médica, nefrologia, radiologia e patologia.
Quer saber mais sobre a Residência Médica em Urologia? Confira a conversa com o coordenador Rodrigo Frota e faça suas inscrições clicando aqui para o Rio de Janeiro e aqui para São Paulo!
25.11.2020