Inscrições abertas: Residência em Clínica Médica

Voltado para capacitar médicos na investigação diagnóstica de diversas doenças, conheça mais sobre o Programa de Residência oferecido pelo IDOR/RDSL

A Clínica Médica é a residência que oferece maior campo de trabalho na área da medicina. Sendo muito abrangente, a especialidade aglomera conteúdos de diversos campos, o que torna o profissional um médico com visão ampla dos sintomas e doenças que podem acometer os pacientes recém-chegados ao hospital ou consultório. O clínico é principal responsável pela investigação de desafios diagnósticos, o que exige maior atenção com os pacientes e extenso conhecimento patológico. Sua rotina de trabalho é bem variada, podendo trabalhar ao mesmo tempo vinculado a um hospital, no próprio consultório, na terapia intensiva, dando plantões, ou na área de pesquisa.
Pensando em fornecer toda a infraestrutura e amplitude de conhecimento necessária para o clínico, O Programa de Residência do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Rede D’Or São Luiz (RDSL) oferece toda base teórica e prática para o aperfeiçoamento no atendimento a pacientes tanto no ambiente hospitalar, como ambulatorial. A supervisão dos residentes é feita por preceptores de equipes multiprofissionais, que os acompanharão tanto nas visitas aos pacientes como nas discussões dos casos clínicos.

Sendo o profissional mais abrangente do campo médico, o clínico é habilitado a atender primariamente grande variedade de doenças e a conscientizar os pacientes sobre hábitos de saúde, o que faz desse profissional uma peça muito requisitada em hospitais tanto públicos como privados, assim como em outras instituições de pesquisa e não hospitalares. As principais atividades dos residentes da área se darão nos ambientes de emergência, ambulatorial e na terapia intensiva, além das consultas aos pacientes em recuperação. Quando formados, os clínicos também podem compor equipes em outras especialidades, já que sua visão ampla e translacional de patologias é interessante para qualquer área médica.

O Programa de Residência do IDOR/RDSL oferece toda a base e a alta infraestrutura necessária para os residentes recorrerem a qualquer atuação da clínica médica, tendo o diferencial de também abrir as portas para os alunos interessados em desenvolvimento acadêmico e em pesquisa. São 9 vagas disponíveis na especialidade, que serão distribuídas para 6 hospitais da RDSL no Rio de Janeiro, todos com excelência no atendimento e exames pautados em tecnologia de ponta. Além disso, os residentes do programa também são amplamente absorvidos como profissionais da Rede D’Or São Luiz, podendo trabalhar em diversas unidades da maior rede hospitalar privada do país.

Se quiser saber mais sobre a residência confira a conversa com o coordenador do programa, Dr. Fabio Neffa. Para fazer sua inscrição, clique aqui.