Conheça o IDOR

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), fundado em 2010 no Rio de Janeiro, é uma instituição sem fins lucrativos voltada à ciência, à educação e à inovação na área da saúde. Sua principal mantenedora é a Rede D’Or São Luiz, maior rede privada de hospitais do Brasil.

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos, nascida do entusiasmo de seus fundadores e mantenedores acerca das possibilidades que as novas tecnologias trouxeram para o avanço da pesquisa médica. Atuante desde 2010, o instituto reune uma equipe de pesquisadores e docentes altamente qualificados, dedicando-se igualmente ao ensino na área de saúde e disseminando sua expertise através de cursos de doutorado, pós-graduação, graduação, entre outros. Possui ainda uma iniciativa voltada para inovação aberta, o Open D’Or Healthcare Innovation Hub, uma plataforma de atuação conjunta com o setor de transformação digital da Rede D’Or São Luiz (RDSL), que é a principal mantenedora do instituto.

Graças aos investimentos e ao compromisso de longo prazo dos fundadores e mantenedores, o IDOR dispõe de moderna infraestrutura de laboratórios e ambiente propício ao trabalho e produção científica de seus mais de 100 colaboradores. Seu trabalho de pesquisa envolve equipes multidisciplinares e está integrado tanto ao ensino, quanto à prática clínica. A originalidade deste modelo permite que estudantes tenham a oportunidade de complementar seu aprendizado e garante que os pesquisadores possam transferir conhecimentos obtidos em laboratório para o atendimento clínico real, numa rede que conta com mais de 6,6 mil leitos operacionais e já ultrapassa o número de 30 clínicas oncológicas.

Nossas áreas de pesquisa

O IDOR endereça suas pesquisas a cinco eixos estratégicos, eles contemplam as áreas das neurociências, oncologia, medicina interna, medicina intensiva e pediatria. Além disso, o instituto mantém laços de cooperação científica e parceria acadêmica com as principais instituições brasileiras, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também estabelecendo parcerias com instituições em mais de 60 países, incluindo a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, entre várias outras.

Com uma jovem e triunfante história, o IDOR já desponta como um ponto de referência em pesquisa e produção científica no Brasil, abrangendo relevantes setores da área médica. Seus pesquisadores e alunos já publicaram mais de 400 artigos em revistas científicas internacionais, com mais de 2 mil citações nos dois últimos anos. O IDOR teve papel de destaque, por exemplo, no esforço multi-institucional que estabeleceu a relação causal entre o vírus Zika e o aumento da ocorrência de microcefalia no Brasil, em 2016. Ainda, foi o pioneiro da América Latina na criação de células-tronco reprogramadas a partir da urina de pacientes, um método promissor e não invasivo para o estudo de doenças e testagem de novos medicamentos.

Nosso ensino

Com inúmeros e variados programas curriculares, o instituto criou a Faculdade IDOR de Ciências Médicas, que abrange desde programas de especialização até cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, com reconhecimento pela CAPES. A Pós-Graduação do IDOR oferece especializações profissionalizantes e doutorado, possuindo este último um intenso foco multidisciplinar, que se traduz pelas diferentes áreas de atuação dos docentes e se propõe a receber alunos de diferentes formações profissionais. O Doutorado do IDOR promove, através de suas linhas de pesquisa e da proposta curricular, uma sólida formação na pesquisa clínica e translacional, oferecendo parcerias e colaborações em trabalhos e projetos aliados a diversos programas de pós-graduação da UFRJ (Ciências Morfológicas, Clínica Médica, Psiquiatria e Radiologia), da UERJ (Ciências Médicas), do INCA (Oncologia) e da FIOCRUZ (Pesquisa Clínica). A Faculdade IDOR de Ciências Médicas também oferece Programas de Residência Médica em hospitais de ponta da RDSL, no Rio de Janeiro, propiciando qualificação prática em mais de 10 especializações da área e formando médicos com habilidades diferenciadas, voltadas para a inserção no mercado.

Além de conter programas de pós-graduação e doutorado em suas principais áreas de pesquisa, a Faculdade IDOR de Ciências médicas é reconhecida pela qualidade de seus cursos de extensão nos setores clínico, acadêmico e tecnológico da saúde. Em 2019, a Faculdade do IDOR também inaugurou sua primeira graduação com o curso de Tecnologia em Radiologia, honrando os mais de 40 anos de experiência da Rede D’Or São Luiz (RDSL) em imaginologia de ponta.

Nossas iniciativas de inovação

Buscando fomentar o empreendedorismo e inovação tecnológica na área de saúde, o IDOR também criou um centro de conexões entre startups criativas e os setores médicos e científicos. O Open D’Or Healthcare Innovation Hub, inaugurado em 2018, é um espaço do IDOR inteiramente dedicado a fruição de novas parcerias e soluções tecnológicas na saúde. Os principais objetivos da plataforma de Inovação aberta do IDOR são identificar empresas e empreendedores promissores com tecnologias disruptivas, impulsionar startups inovadoras para que se tornem competitivas nas áreas de biotecnologia e saúde digital. A plataforma atua em conjunto com o setor de transformação digital da RDSL e também oferece apoio ao desenvolvimento de negócios por meio de programas de mentoria e da conexão entre empreendedores e o mercado corporativo.

História

  • 2018

    Lançamento do Open D'Or Healthcare Innovation Hub. Lançamento da unidade São Paulo. Equipe de pesquisa do Hospital São Rafael, em Salvador (BA), junta-se ao IDOR.

  • 2017

    MEC aprova a criação da Faculdade IDOR de Ciências Médicas. Primeira turma do Programa de Doutorado em Ciências Médicas. Mapeamento do vírus Zika é capa da revista internacional Nature. Estudos científicos produzidos no IDOR superaram a marca de 1300 citações. Aprovação de novos programas de Residência Médica: Ortopedia e Traumatologia, Emergências Médicas e Urologia.

  • 2016

    Inauguração do Centro de Ensino e Treinamento IDOR. Início das pesquisas clínicas. Estudo sobre Zika é capa da revista internacional Radiology. Início das atividades de ensino com a abertura da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar e Curso de Extensão em Emergências Médicas. IDOR recebe Prêmio Visconde de Mauá Gestão em Saúde na categoria instituição privada.

  • 2015

    IDOR inicia pesquisas em oncologia.

  • 2014

    Inauguração do laboratório de reprogramação celular. IDOR inicia pesquisas em pediatria.

  • 2013

    Criação do software FRIEND, para ressonância magnética funcional em tempo real.

  • 2012

    IDOR assume a gestão dos programas de residência médica da Rede D'Or São Luiz.

  • 2010

    Inauguração da sede do IDOR em Botafogo, Rio de Janeiro. Áreas de investigação: Neurociências, Medicina Intensiva e Medicina Interna.