Durante o evento, o Dr. Mauro Zukin, representando o IDOR e a Oncologia D’Or, apresentou o pôster “Assessment of Clinical Characteristics and Outcomes of Brazilian ES-SCLC Patients on First Line Durvalumab + Chemotherapy (EDUR-BRA Study)”, com participação dos pesquisadores Barbara Lafayette, Carla de Azevedo, Clarissa Baldotto, Caio de Almeida e Mauro Zukin, dentre outros. O estudo avaliou a segurança e eficácia da imunoterapia com o durvalumabe em combinação com quimioterapia na população brasileira com câncer de pulmão de pequenas células em estágio avançado. Esse é um dos tipos mais agressivos da doença, caracterizado pela rápida progressão tumoral associado a baixas taxas de sobrevida.
O EDUR-BRA foi realizado em sete centros de saúde no Brasil, com 59 pacientes incluídos. A maioria dos participantes tinha mais de 65 anos e já apresentava metástases cerebrais ou hepáticas. Ou seja, esses pacientes possuíam um perfil clínico mais grave do que o observado no ensaio clínico CASPIAN, estudo de fase 3 que estabeleceu a combinação de durvalumabe e quimioterapia como tratamento padrão. Apesar dessas diferenças, os resultados brasileiros mostraram eficácia e segurança consistentes com os dados internacionais, reforçando a aplicabilidade dessa abordagem também no cenário real de prática clínica no país.
“Os resultados apresentados são o que chamamos de dados de ‘mundo real’, que traduzem a reprodutibilidade das pesquisas clínicas. Diferentemente dos ensaios clínicos, em que há uma seleção mais criteriosa dos pacientes, aqui conseguimos mostrar que, mesmo em um cenário mais próximo da prática, os pacientes brasileiros alcançam os mesmos resultados observados nas melhores práticas da oncologia mundial. Esse achado representa uma verdadeira certificação da oncologia torácica brasileira.” afirma o Dr. Zukin.
Ao levar resultados de uma coorte brasileira ao WCLC 2025, IDOR e Oncologia D’Or mostram como a pesquisa nacional pode dialogar com a produção científica internacional e demonstra a contribuição de estudos conduzidos localmente para o avanço do cuidado oncológico em diferentes contextos.