Análises Clínicas e Moleculares

  • Investimento

    24x R$ 625,00

  • Política de Desconto

    • 20% à vista
    • 10% para pagamentos até o dia 05 de cada mês
  • Inscreva-se

Ficha do curso

Período de Inscrição:

até 02/03/2020

Data da(s) aula(s):

07/03/2020 a 26/03/2022

Horário e dias das aulas: Sábados, quinzenal, das 07h30 às 17h30

Carga Horária: 285h (teórico/prático) + 75h (tutoria acadêmica) - 360h no total

Duração: 24 meses

Local: Auditório do Hospital Copa D'Or - Rua Figueiredo Magalhães, 875 - Copacabana

Mais Informações:

Secretaria Acadêmica do IDOR

De 2ª a 6ª, das 10h às 18h
Telefone: (21) 2323-7636
E-mail: secretaria.ensino@idor.org


Objetivo Geral

Formar profissionais da saúde com visão sobre os avanços contemporâneos nos estudos de DNA, RNA e proteínas que propiciaram o desenvolvimento de novas estratégias de diagnóstico e prognóstico auxiliar ao exame clínico, apresento-lhes o conjunto de novas metodologias utilizadas de maneira crescente nos laboratórios de análises clínicas.

Objetivos Específicos

Ao concluir o curso, o profissional estará apto a:

– Reconhecer novos métodos moleculares, estando apto a se incorporar nesta rotina;
– Identificar e interpretar os resultados gerados a partir de exames moleculares;
– Conhecer o diagnóstico e estadiamento do câncer, testes de paternidade, pericia criminal, vigilância em saúde pública, diagnostico de HIV, Hepatites, dengue, zika e chikungunya e diagnóstico microbiológico;
– Desenvolver projetos na área de implantação de novas rotinas moleculares nos laboratórios de análises clínicas;
– Atuar na gestão da qualidade laboratorial com viés molecular.

Público-Alvo

O público-alvo do curso de Análises Clínicas Moleculares são profissionais da área de saúde que percebem a necessidade de formação continuada na área de molecular. Sobretudo profissionais Biólogos, Biomédicos e Farmacêuticos terão substancial ganho profissional ao fazer este curso.

Programa

Acesse aqui


Coordenação

Thiago Moreno Lopes e Souza 
Biólogo, Mestre e Doutor em Bioquímica, Pesquisador da Fiocruz (Virologia Molecular), Orientador permanente em cursos de Mestrado e Doutorado, e Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC – turma 2017). Atuou nas respostas laboratoriais à pandemia de influenza e as epidemias de Zika e chikungunya. Possui mais de 60 artigos publicados em revistas internacionais. Dentre estes, destacam-se: i) as capas das revistas Nature e Nature Biotecnology, sobre detecção molecular de vírus emergentes, e ii) reconhecimento pelo Médicos Sem Fronteiras, por reposicionar do sofosbuvir, medicamento aprovado contra Hepatite C, para tratamento das arboviroses.

Pedro Fernandez Del Peloso
Biólogo, Microbiologista Clínico, Doutorando em Ciências Médicas pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ – FCM), com atuação em Laboratórios de Análises Clínicas, com ênfase em Diagnóstico Microbiológico, Mecanismos de Resistência Bacteriana, Identificação bacteriana por espectrometria de massa (maldi-tof), Comissão de Controle em Infecção Hospitalar e Consultoria na Área de Microbiologia Clínica.