Urologia Minimamente Invasiva

Ficha do curso

Data das aulas:


Horário e dias das aulas: 08h - terça-feira, quarta-feira e quinta-feira

Carga Horária: 30 horas semanais

Duração: 01 ano

Local: Hospital Quinta D'Or: R. Alm. Baltazar, 435 - São Cristóvão

Programação do curso:

Urologia Minimamente Invasiva

Mais Informações:

De 2ª a 6ª, das 10h às 18h.
Telefone: (21) 2323-7636
E-mail: secretaria.ensino@idor.org

Processo seletivo

1ª fase - Prova com 50 questões de múltipla escolha - caráter eliminatório para o candidato que não atingir 60%. Obs. : a nota da 1ª fase não é cumulativa para 2 fase. Divulgação dos candidatos aprovados para 2 fase (5 melhores colocados): 01/02/2019 - -
2ª fase - Será realizada entrevista dos 5 candidatos melhores colocados na 1ª fase. Serão analisadas notas e colocações em provas ministradas pela Sociedade Brasileira de Urologia, publicações em periódicos nacionais e internacionais, estágios em serviços especializados e demais atividades acadêmicas. Divulgação do Resultado Final: 11/02/2019 - -


‍Sobre o curso

Poucas especialidades médicas experimentaram transformação tão grande em sua prática quanto a urologia. Nas últimas décadas, a incorporação de tecnologia endoscópica, lasers laparoscopia e por último o sistema robótico Da Vinci modificaram a abordagem de patologias frequentes como litíase urinária, hiperplasia prostática e os diversos tumores malignos do trato genito-urinário (próstata, rim, bexiga e testículo).

Infelizmente, a vasta maioria dos programas de treinamento em urologia no nosso país não foi capaz de incorporar esta revolução tecnológica. Apesar de possuirmos centros de excelência em capacitação clínica e em procedimentos convencionais, os procedimentos de maior custo ainda estão longe da grande maioria de nossas instituições públicas.

O programa de fellowship em Urologia Minimamente Invasiva consistirá de programa de pós-graduação lato sensu na modalidade de treinamento em serviço. O curso irá oferecer treinamento supervisionado em urologia minimamente invasiva no intuito de formar urologistas capacitados para a realização de procedimentos urológicos de média e alta complexidade utilizando tecnologia de ponta.

Ao final do programa o aluno será capaz de desenvolver o conhecimento teórico e prático em urologia para o diagnóstico, o estadiamento e o tratamento cirúrgico das diversas patologias urológicas através da abordagem minimamente invasiva.

O aluno pós-graduando terá a oportunidade de participar de treinamento na modalidade observership no serviço de urologia da University of Southern California (USC) por 1 mês. Este período de curso compreenderá de observação de atividades clínicas em cirurgia robótica, neste que é o centro líder no mundo em procedimentos de alta complexidade.

Pré-requisitos

Candidato deverá ter concluído ou esta cursando último ano de residência médica em urologia com programa reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia, ou equivalente a ser analisado pelo corpo discente do curso. Candidato deverá portar número ativo no conselho regional de medicina do Rio de Janeiro no momento do início do programa.

Professores

Dr. José Alexandre Pedrosa

  • Urologista – Hospital Quinta Dor
  • Vice-presidente do Comite de cirurgia Robotica – INCA
  • Urologista – Hospital Quinta Dor
  • Medico do Serviço de Urologia – Universidade Estadual do Rio de janeiro

Dr. Alexander Dias

  • Urologista – Hospital Quinta Dor
  • Doutorando em Urologia pelo Royal Mardsen – Londres
  • Urologista – Hospital Quinta Dor Medico do Serviço de Urologia – Universidade Estadual do Rio de janeiro

Dr. Daniel Hampl

  • Urologista – Hospital Quinta Dor
  • Medico do Serviço de Urologia – Hospital Souza Aguiar
  • Dr. Gustavo Peçanha Urologista -Hospital Quinta Dor
  • Medico do Serviço de Urologia – Hospital Bombeiros RJ

Coordenação

Dr. Rodrigo Frota

  • Mestre e Doutor em urologia Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia RJ
  • Coordenador do programa de cirurgia urológica robótica – Rede D’Or
  • Fellowship em urologia laparoscopica e robótica – Cleveland Clinic
  • Mestre e Doutor em urologia
  • Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia RJ
  • Assistant Clinical professor at University of Southern California