A 19ª edição do WorldMEN, encontro mundial para discutir neoplasias endócrinas múltiplas foi realizado em São Paulo nos dias 16 e 17 de junho. O encontro foi organizado pelo IDOR e pela Oncologia D’Or , contando com o apoio de várias instituições: Rede D’Or, ENEA (Associação Europeia Neuroendócrina), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica).
As síndromes MEN são provocadas por mutações genéticas e caracterizadas por tumores em glândulas endócrinas que podem acometer diversos órgãos. Trata-se de uma área bastante desafiadora da medicina, e WorldMEN surgiu há 40 anos para favorecer as discussões da comunidade científica mundial em torno do tema.
Nesta edição, o evento proporcionou aos 146 participantes, 18 horas de programação científica, com módulos que cobriram diferentes temas, como tumores pancreáticos, doença paratireoide, câncer de tireoide, tumores da hipófise, doença de cushing e MEN 1 e MEN 2.
O WordMEN recebeu 33 palestrantes internacionais de 9 países, contando com a participação de pesquisadores do IDOR e da Oncologia D’Or: a presidente do comitê local do evento, Dra. Ana Hoff, médica da Oncologia D’Or e chefe do serviço de endocrinologia do ICESP/FMUSP; Prof. Dr. Paulo M. Hoff, diretor do IDOR e presidente da Oncologia D’Or; Dra. Maria Ignez Braghiroli, médica da Oncologia D’Or.
Foi uma oportunidade única para intercâmbio entre profissionais de referência, contato com práticas globais de tratamento e diagnóstico e atualizações da área.
Realizar um encontro desta dimensão e alcance reafirma o papel de protagonismo do IDOR nos eventos científicos em saúde.