Os coordenadores da Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva do Instituto D’Or, Dr. André Chevitarese e Dr. Bruno Vilaça, falam sobre o mercado atual de Fisioterapia e os desafios que os fisioterapeutas precisam estar preparados para enfrentar.
Como está o mercado de trabalho para fisioterapeutas?
O mercado de trabalho para o fisioterapeuta é bastante amplo sendo a atuação em terapia intensiva a área em maior expansão. Porém, é necessário que o profissional fique atento às exigências do mercado como permanente qualificação.
Quais são as exigências que o mercado exige atualmente para um profissional de fisioterapia?
Experiência comprovada na área de atuação, podendo ser em estágio supervisionado ou treinamento profissional. Cursos de especialização e aperfeiçoamento complementares a graduação. Boa fluência verbal, apresentação pessoal, facilidade em trabalhar em equipe, disponibilidade, compromisso e ética.
Quais são as principais áreas de atuação do fisioterapeuta?
O mercado de trabalho para o fisioterapeuta permite a atuação em diversas áreas como:
Qual dica você daria para os profissionais recém-formados?
É fundamental que os formandos tenham consciência da importância pela busca constante de qualificações. A graduação é só o primeiro passo para sua formação. O recém-formado precisa ir em busca de especializações, cursos e congressos para somar conhecimento e formar sua base profissional.
Qual diferencial destaca o profissional da área?
Um grande diferencial é que o profissional esteja capacitado para fazer além do esperado. É importante que ele se especialize, mas dedique parte do seu tempo para entender outras áreas. Por exemplo, um profissional de assistência que entenda de pesquisa e gestão com certeza irá se destacar.
Ao lidar com pessoas, quais sensibilidades o profissional precisa ter para humanizar ainda mais seu atendimento?
Ter sensibilidade é fundamental para a realização do trabalho. Humanizar a relação paciente x profissional é o grande destaque em um mercado que prioriza cada vez mais a relação paciente x instituição. O conforto e tecnologia são fundamentais, mas oferecer um atendimento atento aos pequenos detalhes é um grande diferencial que faz com que o paciente se sinta acolhido pelo profissional.
Clique aqui e saiba mais sobre a Pós-Graduação de Fisioterapia em Terapia Intensiva do IDOR.
21.02.2018