A IUS – União Internacional das Sociedades de Imunologia – importante associação da área de imunologia com presença e atuação internacional, revelou no último mês os ganhadores do prêmio “IUIS 2025 Rising Stars”. O programa tem como objetivo dar visibilidade a pesquisadores em início de carreira de diferentes origens e regiões, promovendo a próxima geração de líderes científicos globais.
Entre os 15 selecionados de 2025, estava o Dr. Rodrigo Nalio, pesquisador do IDOR e da USP, que lidera um grupo que investiga o microambiente tumoral com foco no papel das células do sistema imune, como macrófagos e linfócitos T, utilizando técnicas de transcriptoma espacial, citometria multiparamétrica e ensaios funcionais ex-vivo – além de outras iniciativas nas áreas da imuno-oncologia e onco-hematologia no IDOR.
Como um dos 3 brasileiros selecionados, sendo o único que trabalha na América do Sul, o Dr. Rodrigo destaca a relevância desta representação regional: “Eu sempre digo para os meus alunos e demais colegas que a formação do pesquisador brasileiro (e do Sul-Americano em geral) é muito forte. Desde cedo, durante a iniciação científica, vamos sendo formados a encarar a pesquisa como algo ligado a paixão e a curiosidade na busca conhecimento. Essa indicação coloca o Brasil em evidência e traz visibilidade para nossos grupos de pesquisa.”
