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Da bancada à sala de aula

Da bancada à sala de aula

Fazer
pesquisa translacional – um conceito bastante divulgado na área da saúde –
significa unir equipes interdisciplinares para encurtar as distâncias entre a
pesquisa básica realizada nas bancadas dos laboratórios e a prática do
atendimento aos pacientes, por exemplo, no leito dos hospitais. Por isso, uma
expressão usada para se referir a esse tipo de pesquisa é “da bancada ao
leito”. Para o neurocientista Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de
Janeiro, a mesma lógica pode ser aplicada às contribuições que a neurociência e
outras áreas do conhecimento podem oferecer às políticas públicas na área da
educação.

Durante
a aula inaugural do programa de doutorado em ciências médicas do Instituto D’Or
de Pesquisa e Ensino, na última quinta-feira (15/03), o pesquisador falou sobre
como transpor a lógica “da bancada ao leito” para facilitar a transferência de
conhecimento “da bancada à sala de aula”. Lent é coordenador geral da Rede Nacional de
Ciência para Educação
(CpE), uma iniciativa criada em 2014 e que reúne
atualmente cerca de 100 cientistas brasileiros com interesse no tema.

“É
inegável que o conhecimento gerado pela ciência aplicado à saúde é um sucesso”,
disse Lent. “Hoje, observamos a queda da mortalidade e o aumento da expectativa
de vida graças ao aumento dos investimentos em vacinas, fármacos, instrumentos
cirúrgicos, próteses, técnicas diagnósticas etc. São benefícios sociais em todo
o mundo, gerados pela pesquisa translacional em saúde”.

Na
área da educação, no entanto, a relação entre ciência e serviços à sociedade
não é tão estreita. Segundo o palestrante, as políticas públicas de ensino
nunca foram atreladas ao conhecimento científico. Ele citou como exemplo uma
controvérsia recente, relacionada à possibilidade de excluir das aulas de
educação física dos programas do ensino médio. Para Lent, se, antes dessa
tomada de decisão, os cientistas da área fossem consultados sobre a relevância
da educação física para o aprendizado, responderiam prontamente que o exercício
físico é fundamental.

Lent destacou pesquisas científicas que apresentam ferramentas computacionais para a melhoria do processo de leitura em pessoas transtorno de linguagem, como dislexia.

De
fato, diversas evidências da neurociência sugerem que, quanto mais exercício um
jovem faz, maiores suas chances de reter conhecimento. Em um modelo de pesquisa
translacional em educação, não seria necessário testar uma nova diretriz (por
exemplo, excluir as aulas de educação física de todas as escolas de ensino
médio brasileiras) e esperar dez anos para observar que a medida piorou a
performance escolar dos estudantes. “Intervenções baseadas em pesquisa podem
ser mais eficazes e menos arriscadas”, completou o especialista.

 

Interdisciplinaridade

Além
da neurociência, outros campos do conhecimento, como matemática, tecnologias
digitais, técnicas de avaliação, psicologia e sociologia, também podem oferecer
subsídios para a formulação de políticas educacionais certeiras. Embora recente
no mundo inteiro, esse modelo de ciência translacional voltado à educação já
começou a ser incentivado em países como Austrália e Estados Unidos. Na França,
em janeiro de 2018, o neurocientista Stanislas Dehaene foi nomeado primeiro
consultor do Conselho Científico para Educação, órgão criado pelo governo
francês para ajudar professores e instituições a entenderem os mecanismos da
aprendizagem e melhorar o sistema educacional no país.

Lent
defendeu que o Brasil tem condições de assumir a dianteira na promoção da
pesquisa translacional em educação e sua aplicação nas políticas públicas. Uma
das ferramentas para isso é a rede CpE, que tem como objetivo mobilizar a
sociedade a fim de chamar a atenção – e atrair investimentos – para projetos na
área. Em um de seus primeiros projetos, a rede levantou todos os pesquisadores
doutores atuantes no país, em todas as áreas do conhecimento, cujo trabalho tem
interface com a educação. A partir daí, criou-se uma plataforma online de pesquisas
sobre o tema, com o objetivo de fornecer dados úteis a educadores, cientistas e
agências de fomento à pesquisa.

22.03.2018

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