array(57) { ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(6) "Apache" ["REQUEST_URI"]=> string(39) "/instituto/idoreducacao-com-tecnologia/" ["PHP_PATH"]=> string(24) "/opt/bitnami/php/bin/php" ["FREETDSLOCALES"]=> string(0) "" ["FREETDSCONF"]=> string(0) "" ["OPENSSL_ENGINES"]=> string(31) "/opt/bitnami/common/lib/engines" ["OPENSSL_CONF"]=> string(39) "/opt/bitnami/common/openssl/openssl.cnf" ["SSL_CERT_FILE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["CURL_CA_BUNDLE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["LDAPCONF"]=> string(42) "/opt/bitnami/common/etc/openldap/ldap.conf" ["GS_LIB"]=> string(43) "/opt/bitnami/common/share/ghostscript/fonts" ["MAGICK_CODER_MODULE_PATH"]=> string(60) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/modules-Q16/coders" ["MAGICK_CONFIGURE_PATH"]=> string(73) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/config-Q16:/opt/bitnami/common/" ["MAGICK_HOME"]=> string(19) "/opt/bitnami/common" ["PATH"]=> string(260) "/opt/bitnami/apps/wordpress/bin:/opt/bitnami/varnish/bin:/opt/bitnami/sqlite/bin:/opt/bitnami/php/bin:/opt/bitnami/mysql/bin:/opt/bitnami/letsencrypt/:/opt/bitnami/apache2/bin:/opt/bitnami/common/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin" ["USER"]=> string(6) "daemon" ["HOME"]=> string(9) "/usr/sbin" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.0" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["REDIRECT_URL"]=> string(39) "/instituto/idoreducacao-com-tecnologia/" ["REMOTE_PORT"]=> string(4) "9115" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(44) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/index.php" ["SERVER_ADMIN"]=> string(15) "you@example.com" ["CONTEXT_DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["CONTEXT_PREFIX"]=> string(0) "" ["REQUEST_SCHEME"]=> string(4) "http" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["REMOTE_ADDR"]=> string(12) "15.228.218.5" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["SERVER_ADDR"]=> string(13) "172.26.13.183" ["SERVER_NAME"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SERVER_SIGNATURE"]=> string(0) "" ["LD_LIBRARY_PATH"]=> string(410) "/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/varnish/lib:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish/vmods:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/common/lib64" ["HTTP_ACCEPT_ENCODING"]=> string(7) "br,gzip" ["HTTP_VIA"]=> string(64) "1.1 613a9db04d23967014b7c42269dc1c12.cloudfront.net (CloudFront)" ["HTTP_X_AMZ_CF_ID"]=> string(56) "5k_1edyEp96Za_QPbOl1SWwsXbsz017-X8uM0V2mZsjPvsKvkdExaw==" ["HTTP_USER_AGENT"]=> string(17) "Amazon CloudFront" ["HTTP_X_AMZN_TRACE_ID"]=> string(40) "Root=1-62fd96ef-40da3878049a14de392c2ee0" ["HTTP_X_FORWARDED_PORT"]=> string(2) "80" ["HTTP_CONNECTION"]=> string(5) "close" ["HTTP_X_FORWARDED_PROTO"]=> string(4) "http" ["HTTP_X_FORWARDED_FOR"]=> string(41) "3.239.4.127, 64.252.67.218, 10.247.44.157" ["HTTP_X_REAL_IP"]=> string(13) "10.247.44.157" ["HTTP_X_FORWARDED_HOST"]=> string(25) "www.rededorsaoluiz.com.br" ["HTTP_HOST"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SCRIPT_URI"]=> string(59) "http://54.225.48.228/instituto/idoreducacao-com-tecnologia/" ["SCRIPT_URL"]=> string(39) "/instituto/idoreducacao-com-tecnologia/" ["REDIRECT_STATUS"]=> string(3) "200" ["REDIRECT_SCRIPT_URI"]=> string(59) "http://54.225.48.228/instituto/idoreducacao-com-tecnologia/" ["REDIRECT_SCRIPT_URL"]=> string(39) "/instituto/idoreducacao-com-tecnologia/" ["FCGI_ROLE"]=> string(9) "RESPONDER" ["PHP_SELF"]=> string(10) "/index.php" ["REQUEST_TIME_FLOAT"]=> float(1660786415.5105) ["REQUEST_TIME"]=> int(1660786415) }

Educação com tecnologia

Educação com tecnologia

Em palestra no Instituto D’Or, especialista conta como a tecnologia pode ser uma aliada para o avanço da educação no Brasil.

O uso da tecnologia para a melhoria de serviços, produtividade de empresas e realização de cirurgias, por exemplo, já é realidade ao redor do mundo. No entanto, sua utilização na área de educação ainda é um desafio, inclusive no Brasil. Esse foi o tema da apresentação de Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que aconteceu na última quinta-feira (28), no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). A palestra foi a segunda da série Ciência e educação: conexões, promovida pela Rede Nacional de Ciência para Educação, em parceria com o IDOR.

Realidade virtual e interface homem-máquina. Não é preciso ir tão longe na imaginação para entender como a inovação pode ajudar o sistema de educação. Muitas dessas iniciativas poderiam ser úteis sem ao menos entrar na sala de aula. Sabe-se que uma das principais carências das secretarias de educação por todo o país gira em torno da burocracia e gestão escolar de merendas, matrículas, transporte dos alunos, entre outros processos. “Ganhos de eficiência nessa área poderiam livrar recursos e tempo”, destaca Lucia.

Dentro da sala de aula, as possibilidades são inúmeras para tornar o ensino mais eficaz. Durante a apresentação, Lucia contou uma pesquisa que realizou durante seu doutorado, em que foi contabilizado o tempo médio dedicado à atividade de aprendizagem durante uma aula de 50 minutos. Os resultados apontaram que apenas entre 15 e 20 minutos, ou seja, menos da metade, eram usados de fato para ensinar. Todo o restante do tempo era gasto verificando a presença dos alunos e se preparando para as atividades, por exemplo. Para a especialista, um simples sistema de verificação eletrônica poderia salvar preciosas horas de aula durante um ano.

Mesmo diante de problemas estruturais encontrados em escolas da rede pública no país, a inovação tem muito a oferecer para alunos e professores. “Não é apenas a presença de computadores que irá tornar as escolas mais propensas à inovação”, salienta Lucia. “É necessário que a presença da tecnologia tenha significância”. Esse é o caso das aulas transmitidas ao vivo pela internet para escolas do interior onde é difícil encontrar professores especializados. Dessa maneira, os alunos, auxiliados por professores de matemática, por exemplo, aprendem em aulas de física e química.

A formação de cidadãos do século XXI, que irão consumir a tecnologia e ajudar a criar novas soluções em inovação, requer que o sistema de ensino esteja preparado para desenvolver as habilidades do futuro. Em outras palavras, a tecnologia deve ir além da simples digitalização do ensino tradicional, gerando transformações no método de aprendizagem. No entanto, os professores não foram treinados para incorporar a tecnologia de modo a produzir um melhor aprendizado nos alunos. Ao redor do mundo, grandes centros vêm criando iniciativas de capacitação de profissionais da educação para que utilizem a tecnologia a seu favor, no que especialistas chamam de educação 4.0.

O desafio é enorme: dados do último senso dão conta de que o Brasil possui mais de 180 mil escolas, cerca de 50 milhões de estudantes e 2 milhões de professores. “Ainda há alguma resistência para que a cultura da inovação entre no mundo da inovação, mas há muito o que ser feito”, completa Lucia.

Acesse aqui a palestra completa, transmitida ao vivo pelo Facebook.

?

29.03.2019

Conteúdo Relacionado