O que é o exame de Alfa-2-Antiplasmina?
A Alfa-2-Antiplasmina é uma proteína produzida pelo fígado que atua como o principal inibidor da plasmina (enzima que dissolve os coágulos sanguíneos). O exame avalia a capacidade desta proteína de controlar a fibrinólise (processo de destruição do coágulo), garantindo que o sangue não se torne “líquido demais” ou que coágulos necessários não desapareçam antes do tempo.
Para que serve o exame de Alfa-2-Antiplasmina?
O exame serve para avaliar o equilíbrio do sistema de coagulação e tem como principais objetivos investigar sangramentos anormais, detectando a deficiência dessa proteína, além de auxiliar na avaliação de doenças hepáticas, pois como essa substância é produzida no fígado, sua queda pode indicar insuficiência hepática grave.
Também é utilizado para diagnosticar e acompanhar casos de CID (Coagulação Intravascular Disseminada), monitorando o consumo exagerado de fatores de coagulação em quadros sistêmicos graves, e para monitorar terapias trombolíticas, avaliando o impacto de medicamentos usados para “desmanchar” coágulos em situações como infarto ou AVC.
Quando o exame de Alfa-2-Antiplasmina é solicitado?
Este exame é indicado em situações específicas, como em pacientes com histórico de sangramentos graves e prolongados, mesmo quando exames comuns — como TAP e PTTa — apresentam resultados normais, na investigação de sangramentos pós-cirúrgicos inexplicáveis, na avaliação de pessoas com doenças crônicas no fígado e também em casos de suspeita de hiperfibrinólise, quando o organismo passa a dissolver coágulos de forma descontrolada.
Como é feito o exame de Alfa-2-Antiplasmina?
O exame é realizado por meio de uma coleta de sangue simples. Após a coleta, o sangue é encaminhado ao laboratório para análise, sendo avaliado por métodos específicos.
Qual é o valor de referência do exame de Alfa-2-Antiplasmina?
Os resultados são geralmente expressos em porcentagem de atividade. Os números podem variar levemente entre laboratórios, mas os padrões de normalidade costumam estar entre os percentuais abaixo.
- Valores normais: entre 80% e 120% de atividade.
- Valores abaixo de 80% indicam risco aumentado de hemorragia.
- Valores muito baixos (próximos a zero) são encontrados em deficiências hereditárias raras ou em estados de consumo extremo da proteína (como na fibrinólise primária).
Qual especialista pode solicitar o exame de Alfa-2-Antiplasmina?
Este exame costuma ser solicitado por hematologistas; hepatologistas, para avaliar a síntese proteica em pacientes com cirrose ou falência hepática; e médicos intensivistas, em casos de quadros graves de choque e coagulopatias sistêmicas.
Preparativos para o exame
Não é necessário jejum ou qualquer outro preparo específico.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.