Fluoreto – Urina Final de Jornada
O que é o exame de Fluoreto, Urina – Final de Jornada?
É um teste laboratorial que mede a concentração de íons fluoreto na urina, permitindo avaliar a exposição recente ao flúor. Este mineral, em excesso, pode ser tóxico, especialmente em indústrias químicas, de alumínio, fertilizantes, vidro ou cerâmica.
Para que serve o exame de Fluoreto, Urina – Final de Jornada?
O exame é utilizado principalmente para monitorar a exposição ocupacional ao flúor e seus compostos, auxiliando na prevenção de intoxicações. Ele ajuda a identificar níveis acima do recomendado, que podem causar efeitos adversos como fluorose óssea, alterações renais ou neurológicas e distúrbios metabólicos.
Quando o exame de Fluoreto, Urina – Final de Jornada é solicitado?
Ele costuma ser solicitado para trabalhadores expostos a fluoretos inorgânicos, como os que atuam em fundições de alumínio, indústrias químicas, metalúrgicas ou na produção de esmaltes e fertilizantes. Também pode ser indicado para o acompanhamento de pessoas com suspeita de intoxicação por flúor ou para controle de segurança ocupacional previsto em programas de saúde nas empresas.
Como é feito o exame de Fluoreto, Urina – Final de Jornada?
A coleta é feita em amostra de urina. Deve-se coletar em frasco estéril a urina do início ou final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição. Manter a amostra refrigerada desde o momento da coleta até a entrega ao laboratório ou área responsável.
Qual é o valor de referência do exame de Fluoreto, Urina – Final de Jornada?
Os valores de referência podem variar conforme o método do laboratório, mas geralmente são:
- até 3,0 mg/L de fluoreto na urina são considerados dentro dos limites aceitáveis para trabalhadores expostos, ao final da jornada.
Resultados acima desse limite podem indicar exposição excessiva ao flúor e devem ser avaliados por um profissional de saúde ocupacional.
Qual especialista pode solicitar o exame de Fluoreto, Urina – Final de Jornada?
Este exame costuma ser solicitado por médicos do trabalho, toxicologistas, nefrologistas ou clínicos gerais, principalmente em programas de monitoramento ocupacional ou diante de suspeita de intoxicação por flúor.
Preparativos para o exame
Não há necessidade de jejum ou preparo especial. É importante seguir corretamente a orientação de horário de coleta, pois os resultados dependem do momento em que a amostra é obtida em relação ao período de exposição ocupacional. O uso de frasco estéril e armazenamento refrigerado são fundamentais para garantir a precisão do resultado.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.