Richet

O que é o exame de Fosfatase Ácida Prostática?

A fosfatase ácida prostática é uma enzima produzida principalmente pela próstata. O exame mede a quantidade dessa substância no sangue e pode indicar alterações na próstata, como inflamações ou câncer.

Hoje em dia, esse exame é menos utilizado do que o PSA, mas ainda pode ser útil em alguns casos, especialmente quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo, como os ossos.

Para que serve o exame de Fosfatase Ácida Prostática?

O principal objetivo do exame é ajudar a detectar ou acompanhar o câncer de próstata, principalmente quando a doença já está mais avançada ou com metástases (quando o câncer se espalha para outras áreas, como os ossos).

Também pode ser usado para:

  • Avaliar a eficácia do tratamento do câncer de próstata;
  • Ajudar a diferenciar causas benignas e malignas de aumento da próstata;
  • Monitorar a progressão da doença em pacientes já diagnosticados.
  • Apesar de sua utilidade, o exame não é recomendado para diagnóstico precoce, pois não é tão sensível quanto o PSA, outro exame mais comum.

Como é feito o exame de Fosfatase Ácida Prostática?

O exame é simples e rápido. É feita uma coleta de sangue por um profissional de saúde, geralmente no braço. A amostra é analisada em laboratório para medir a quantidade da enzima específica da próstata.

Qual é o valor de referência do exame de Fosfatase Ácida Prostática?

Os valores considerados normais podem variar de um laboratório para outro, mas geralmente são até 6,1 U/L (total) ou até até 3,0 U/L (fração) para homens.

Qual especialista pode solicitar o exame de Fosfatase Ácida Prostática?

Os médicos que mais costumam pedir esse exame são urologistas, oncologistas e clínicos gerais.

  • Urologistas: especialistas em doenças do sistema urinário e da próstata.
  • Oncologistas: médicos que tratam o câncer.
  • Clínicos gerais: em casos onde há sintomas sugestivos ou acompanhamento de condições já diagnosticadas.

Fosfatase Ácida Prostática Alta

Um resultado alto de fosfatase ácida prostática pode indicar que há alterações significativas na próstata, como inflamação ou câncer, especialmente quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo (metástases).

No entanto, outras condições não cancerígenas também podem causar esse aumento. Por isso, é fundamental que um médico avalie o resultado em conjunto com outros exames, como o PSA e o toque retal.

Fosfatase Ácida Prostática em mulheres

Apesar de ser um exame voltado para a próstata, órgão que só os homens possuem, a fosfatase ácida também existe em pequenas quantidades em outros tecidos, como fígado, baço e ossos, presentes em homens e mulheres. Por isso, mulheres podem ter essa enzima em níveis baixos no sangue, mas o exame de fosfatase ácida prostática não é indicado para elas, já que sua principal função é avaliar a saúde da próstata.

Preparativos para o exame

Não há preparo para este exame.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.