O que é o exame de Helicobacter Pylori nas Fezes - Pesquisa de Antígeno?
É um exame laboratorial que detecta fragmentos (antígenos) da bactéria Helicobacter Pylori presentes nas fezes. Ele é considerado um teste direto, pois identifica componentes da H. pylori, diferente de outras análises que buscam anticorpos (aparecem em resposta à infecção).
O H. pylori é uma bactéria que pode colonizar a mucosa do estômago e do duodeno (região superior do intestino delgado). Ela está associada a diversas condições gastrointestinais, como gastrite crônica, úlceras pépticas e câncer gástrico. Estima-se que 50% da população mundial seja infectada por esse patógeno.
Para que serve o exame de Helicobacter Pylori nas Fezes - Pesquisa de Antígeno?
Este exame é especialmente útil para diagnosticar e monitorar o tratamento da infecção por H. pylori, mas também pode ser utilizado no controle da sua erradicação. Embora a condição nem sempre cause sintomas ou complicações, normalmente, o médico solicita esse teste diante de desconfortos típicos da gastrite, como indigestão, dor abdominal, azia e sensação de inchaço.
Como é feito o exame de Helicobacter Pylori nas Fezes - Pesquisa de Antígeno?
O teste é simples, indolor e não invasivo. O paciente coleta uma amostra de fezes, seguindo orientações específicas fornecidas pelo laboratório. Então, o material é analisado por métodos imunológicos que identificam antígenos do H. pylori.
Qual é o valor de referência do exame de Helicobacter Pylori nas Fezes - Pesquisa de Antígeno?
O resultado do exame costuma ser apresentado de forma qualitativa.
- Negativo: ausência de antígenos do H. pylori na amostra de fezes.
- Positivo: presença de antígenos que indicam infecção pela bactéria.
É importante que a interpretação do resultado seja realizada por um médico, que levará em consideração o quadro clínico do paciente e exames complementares, quando necessários, para garantir um diagnóstico preciso.
Qual especialista pode solicitar o exame de Helicobacter Pylori nas Fezes - Pesquisa de Antígeno?
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame, entre eles gastroenterologistas, infectologistas, pediatras e clínicos gerais, conforme o quadro clínico do paciente.
Preparativos para o exame
Para garantir a precisão do exame, é fundamental que o paciente saiba como coletar as fezes corretamente, além de seguir todas as instruções do médico ou do laboratório responsável, que costumam incluir:
- coletar amostras de fezes frescas e recém-eliminadas, em frasco coletor limpo e sem conservantes;
- coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal. Se houver muco, pus ou sangue, colher esta porção;
- evitar contaminação com urina;
- entregar no laboratório refrigerado em até 2 horas após a coleta.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.