Metanefrinas Totais e Frações – Urina 24 Horas
O que é o exame de Metanefrinas Totais e Frações – Urina 24 horas?
Este exame mede, na urina coletada ao longo de um dia (24 horas), as metanefrinas totais (que incluem tanto as formas livres quanto as formas sulfatadas) e suas frações (por exemplo, metanefrina, normetanefrina).
As metanefrinas resultam da degradação de catecolaminas (adrenalina, noradrenalina), que podem estar elevadas quando há tumor produtor dessas substâncias.
Para que serve o exame de Metanefrinas Totais e Frações – Urina 24 horas?
Este exame é indicado para diagnosticar tumores que produzem catecolaminas, como o feocromocitoma e os paragangliomas, além de verificar se há secreção hormonal excessiva em pacientes que apresentam sintomas sugestivos, como hipertensão de difícil controle.
Também é utilizado para acompanhar pessoas que já tiveram esse tipo de tumor, ajudando a identificar possíveis recidivas, e pode ser solicitado em investigações de hipertensão secundária, principalmente em indivíduos jovens ou em casos considerados atípicos.
Como é feito o exame de Metanefrinas Totais e Frações – Urina 24 horas?
Após a coleta do material e a chegada no laboratório, essa urina é analisada com equipamentos modernos e precisos, que permitem identificar e medir exatamente a quantidade de metanefrinas presentes, tanto no total quanto separadamente em suas diferentes formas.
Qual é o valor de referência do exame de Metanefrinas Totais e Frações – Urina 24 horas?
Os valores de referência podem variar de laboratório, método e sexo, mas um exemplo é: Metanefrina: entre 48 a 263 µg por 24 horas (homens) e Normetanefrina: entre 85 a 496 µg por 24 horas (homens). Para mulheres, os intervalos de referência costumam ser um pouco mais baixos para algumas frações.
O resultado deve ser comparado ao valor de referência do laboratório que realizou o exame e interpretado pelo médico.
Qual especialista pode solicitar o exame de Metanefrinas Totais e Frações – Urina 24 horas?
Os médicos que costumam utilizar esse exame incluem endocrinologistas, cardiologistas e clínicos gerais.
Preparativos para o exame
- Coleta da amostra: A urina deve ser coletada ao longo de 24 horas, seguindo rigorosamente as orientações do laboratório. Pela manhã, esvazie completamente a bexiga e despreze essa primeira urina, anotando o horário como início da coleta. A partir daí, colete toda a urina eliminada nas 24 horas seguintes no frasco apropriado fornecido pelo laboratório, mantendo-o sempre refrigerado (na geladeira). No dia seguinte, colete a última urina no mesmo horário do início e anote como término da coleta. É fundamental realizar higiene íntima antes de cada coleta para evitar contaminação.
- Armazenamento e transporte: Durante todo o período, a urina deve permanecer refrigerada no frasco fornecido. Após o término da coleta, a amostra deve ser levada ao laboratório o mais rápido possível, também sob refrigeração, para garantir sua estabilidade e evitar contaminações.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.