Richet

O que é PET-CT com FDG para Pesquisa Infecção / Inflamação?

A PET-CT é um exame de imagem, não invasivo e indolor, que consiste na tomografia com emissão de pósitrons (PET) associada à tomografia computadorizada (CT).

A PET-CT com FDGpara Pesquisa Infecção / Inflamação é um exame de imagem, na área da Medicina Nuclear, que utiliza um medicamento levemente radioativo, que irá se acumular em locais do corpo onde estejam ocorrendo processos infecciosos, sendo possível localizá-los, com precisão, durante a realização das imagens.

Como é feito o exame PET-CT com FDG para Pesquisa Infecção / Inflamação?

Para realização da PET-CT com FDG para Pesquisa Infecção / Inflamação, o paciente realiza um teste de glicemia para observar seu nível de glicose, para ver se seus níveis de açúcar no sangue estão dentro dos limites aceitáveis para a realização do exame.

Em seguida, ele vai receber uma injeção de um medicamento levemente radioativo que é semelhante à glicose e se liga às células que consomem glicose (ex: locais com infecção). Após a injeção dessa substância, será necessário aguardar um período até que a substância se espalhe por seu corpo e se ligue às células corretas.

Depois disso, ele será encaminhado para a máquina de tomografia, que vai captar imagens em alta resolução de seu corpo, em busca de pontos com infecção.

Para que serve o exame PET-CT com FDG para Pesquisa Infecção / Inflamação?

Com o exame de PET-CT com FDG para Pesquisa Infecção / Inflamação estuda-se diferentes tipos de infecção que podem afetar o corpo dos pacientes e que não foram detectados, mesmo após exame físico e até mesmo após outros exames de imagem. É o caso, por exemplo, de processos infecciosos associados a próteses e implantes colocados no corpo.

Preparativos para o exame

Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: prepare-se para passar até 3 horas no departamento de Medicina Nuclear.
Jejum: deve-se iniciar uma dieta pobre em carboidratos 48 horas antes do exame, evitando alimentos ricos em açúcares e amidos. Além disso, é necessário começar um jejum 18 horas antes do procedimento, sendo permitido apenas o consumo de água durante esse período.

Contraindicações: gestantes e mulheres em período de amamentação devem discutir a realização do exame com o médico solicitante e a equipe de medicina nuclear. A realização do exame requer carta de ciência assinada pelo médico solicitante.

Exames Anteriores: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.

Outras Informações: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior precisão do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e, por razões de radioproteção, gestantes não devem acompanhar o paciente durante o exame.

Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de PET-CT com FDG para Pesquisa Infecção/Inflamação.

Ver preparo completo

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.