Richet

O que é Histerossalpingografia?

A histerossalpingografia (HSG) é um exame de imagem ginecológico que utiliza a técnica de raio-X com contraste para visualizar as tubas (ou trompas) uterinas e a cavidade intrauterina, sendo solicitado principalmente em casos de infertilidade feminina ou abortos recorrentes.

Para que serve a Histerossalpingografia?

O exame de histerossalpingografia é solicitado para avaliar o procedimento de laqueadura das tubas e identificar alterações que podem afetar a fertilidade e a saúde do sistema reprodutor feminino, como:

  • Malformações congênitas;
  • Distúrbios na ovulação;
  • Cicatrizes e infecções nas tubas uterinas;
  • Espasmos tubários;
  • Endometriose;
  • Mioma;
  • Tumores.

Com o resultado do exame em mãos, o médico pode definir o tratamento mais adequado para cada caso.

Como é feita a Histerossalpingografia?

A histerossalpingografia é feita com o(a) paciente em posição ginecológica. O médico ginecologista realiza o exame de toque e, em seguida, insere um instrumento, chamado de espéculo vaginal, para dilatar o canal que leva às trompas e ao útero. Em seguida, insere um cateter com contraste à base de iodo.

Assim que o contraste se espalha pela região, insere-se o aparelho de raio-x para obtenção das imagens, que pode ser movimentado para uma visualização mais detalhada. Por fim, o profissional remove o aparelho do canal vaginal.

Se o médico estiver satisfeito com as imagens, o(a) paciente é liberado(a). O resultado do exame fica pronto em poucos dias.

De forma geral, o exame não causa dor, mas pode provocar um pequeno desconforto. Em casos de vaginismo, é possível que se indique a sedação.

Quais especialistas podem indicar a Histerossalpingografia?

A histerossalpingografia é frequentemente solicitada por médicos especialistas em ginecologia e medicina reprodutiva.

Preparativos para o exame

Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.

Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.

Duração: o exame tem duração média de 1 hora.

Jejum: Para lactentes que mamam no peito, recomenda-se intervalo equivalente a uma mamada antes do exame. Crianças menores de 2 anos precisam de 4 horas de jejum; de 2 a 11 anos, 6 horas; e, a partir de 12 anos e adultos, 8 horas de jejum.

Contraindicações: Exame não deve ser feito em caso de suspeita/confirmada gravidez, infecção genital ou sangramento atual. Histórico de alergia a contraste iodado deve ser avaliado pelo radiologista. Para dúvidas, contatar a unidade.

Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição.

Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.

Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Histerossalpingografia.

Ver preparo completo

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.