O que é Raio-X de Antebraço?
O raio-X de antebraço é um exame de imagem do membro superior e inclui cotovelo, ulna, rádio e punho.
O procedimento não é invasivo, mas é contraindicado para gestantes, pois – para as imagens de ossos – é usada uma quantidade baixa de radiação, o que pode ser prejudicial para o feto e a futura mãe.
Dependendo da solicitação, esse exame pode ser realizado em um ou nos dois antebraços, sendo o procedimento uni ou bilateral.
Como é feito o exame de Raio-X de Antebraço?
O exame de raio-X de antebraço não exige preparo, apenas roupas confortáveis e sem materiais metálicos. Todas as orientações são transmitidas pelo médico solicitante e confirmadas pelo local onde o procedimento será realizado.
O exame poderá ser agendado ou realizado em situação de emergência, em caso de fraturas, por exemplo. Após avaliação médica, o paciente é direcionado para a sala de raio-X.
Na sala, posiciona-se o antebraço sobre uma placa de metal, logo abaixo do raio-X. É necessário permanecer imóvel enquanto o radiologista obtém as imagens, que são gravadas em um computador ou em um filme especial de raio-X e mostram os tecidos moles e os ossos do antebraço.
O processo para a obtenção das imagens envolve um feixe de radiação que passa pelos ossos (semelhante à fotografia). Quanto mais denso e resistente o tecido, mais branca aparece a imagem. Com isso, é possível saber o local exato onde os ossos do antebraço apresentam alterações.
Para que serve o exame de Raio-X de Antebraço?
O raio-x de antebraço geralmente é solicitado pelo ortopedista para identificar fraturas, deformidades do antebraço e edemas. Quando o paciente estiver recuperado, o exame pode ser solicitado novamente para avaliar a consolidação da fratura, além de determinar se os ossos estão alinhados.
Esse exame também é feito como suporte ao processo cirúrgico do antebraço, para planejar a cirurgia e observar o resultado. Outro benefício do raio-x de antebraço é a identificação de patologias como:
- Cistos;
- Tumores;
- Infecções;
- Síndrome do Túnel Radial;
- Outras doenças dos ossos do antebraço.
Existem contraindicações para o exame de Raio-X de antebraço?
As principais contraindicações e precauções incluem:
- Gravidez: a principal contraindicação é para mulheres grávidas, especialmente no primeiro trimestre. A radiação pode afetar o desenvolvimento fetal, mesmo que a área irradiada seja distante do útero. Em casos necessários, pode-se utilizar proteção adicional, como avental de chumbo;
- Exposição excessiva à radiação: pacientes que já realizaram muitos exames radiológicos recentemente podem ser aconselhados a evitar mais exposição, pois o acúmulo de radiação em um curto período pode aumentar os riscos de efeitos adversos;
- Implantes metálicos: podem prejudicar a qualidade da imagem, embora não seja uma contraindicação absoluta. O metal pode interferir nas imagens, criando áreas de sombra que dificultam a visualização;
- Alérgicos a contrastes (caso o exame necessite de contraste, o que é raro para um raio-X simples de antebraço): em algumas situações específicas, pode ser necessário o uso de contraste, e pessoas com alergia precisam de cuidados especiais.
Preparativos para o exame
Como é o preparo para o exame de Raio-X de Antebraço?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 minutos.
JEJUM: não é necessário.
CONTRAINDICAÇÕES: em caso atraso menstrual ou gestação suspeita ou confirmada, não se recomenda a realização do exame.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Raio-X de Antebraço.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.