O que é Ressonância Magnética Articular de Esternoclavicular?
A ressonância magnética articular de esternoclavicular é o exame da articulação esternoclavicular. A região liga o tronco à clavícula e conta com poucos ossos para se sustentar, dependendo de fortes ligamentos para a sua estabilidade.
Problemas nessa região são raros, mas, quando se desconfia de qualquer patologia, é importante solicitar o exame de ressonância magnética articular de esternoclavicular. O pedido deve conter a solicitação do lado esquerdo ou do direito a ser avaliado.
Como é feita a Ressonância Magnética Articular de Esternoclavicular?
O exame de ressonância magnética articular de esternoclavicular é realizado em uma máquina, conhecida como magneto. Ela possui formato de cilindro, com abertura nas duas pontas e maca no meio. No exame, o paciente deita-se nessa maca, que entra na máquina.
É aplicado contraste intravenoso, com o objetivo de facilitar a visualização das imagens geradas pelo aparelho. O exame não utiliza radiação ionizante, mas qualquer patologia anterior ou qualquer tratamento clínico deve ser informado ao médico radiologista, que faz a avaliação.
Para que serve a Ressonância Magnética Articular de Esternoclavicular?
O exame de ressonância magnética articular de esternoclavicular é solicitado pelo médico na hipótese de lesão na região dos ombros, traumática ou não. As lesões traumáticas mais comuns são provindas de trauma esportivo ou acidente de carro, que deve ser diagnosticado com agilidade. Já lesões não traumáticas envolvem:
- Subluxação ou luxação espontânea da articulação, que ocorre pelo movimento errado do ombro;
- Osteoartrose da articulação esternoclavicular, em idosos;
- Infecção da articulação esternoclavicular, de aparecimento súbito, podendo estar associada a outra doença;
- Hiperostose esternoclavicular – aparecimento de ossos nas regiões moles da clavícula, das costelas e do esterno;
- Doença de Friedrich, muito rara e pouco conhecida, com a presença de dor e líquido na região.
Qual especialista pode solicitar a Ressonância Magnética Articular de Esternoclavicular?
Ortopedistas e reumatologistas são alguns dos profissionais que normalmente pedem o exame. Mas, dependendo do caso, outros especialistas também podem solicitá-lo.
Preparativos para o exame
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Ressonância Magnética Articular de Esternoclavicular e as orientações para casos com anestesia.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.