O que é a Ressonância Magnética do Pé?
A ressonância magnética do pé é um exame de imagem não invasivo que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para gerar imagens detalhadas das estruturas internas da região, como ossos, tendões e músculos. Assim, é possível auxiliar o médico no diagnóstico de doenças e no acompanhamento dos tratamentos. O procedimento também pode fazer parte do preparo pré-cirúrgico.
Para que serve a Ressonância Magnética do Pé?
O exame pode ser utilizado para diagnosticar fraturas e fissuras nos ossos do pé, observar inflamações, torções, lesões e também para estudar condições diversas, como a fascite plantar e o neuroma de Morton, além de tumores e abcessos.
Como é feita a Ressonância Magnética do Pé?
Inicialmente, o profissional compartilha as orientações necessárias, que incluem a retirada de joias e de outros acessórios metálicos. Após receber as instruções, o paciente se deita em uma maca, que se move para dentro da máquina de ressonância magnética. É necessário permanecer imóvel durante o procedimento.
O equipamento emite um campo magnético e ondas de radiofrequência. Por isso, o paciente ouve sons altos e repetitivos, que são normais. Fones de ouvido ou tampões auriculares podem ser oferecidos para reduzir o desconforto.
O médico pode indicar o uso de contraste para melhorar a visualização das estruturas e/ou anestesia para manter a imobilidade, especialmente quando o paciente é claustrofóbico ou possui dores intensas. Muitas vezes, a recomendação também serve para crianças pequenas e pessoas com deficiência.
A máquina é bastante segura e possui iluminação e ventilação adequadas. Com uma preparação bem orientada e conhecimento do que esperar, os pacientes podem realizar o exame com mais tranquilidade.
Quais especialistas podem indicar a Ressonância Magnética do Pé?
A ressonância magnética do pé é geralmente solicitada por ortopedistas, mas também pode ser prescrita por outros médicos especialistas, como reumatologistas.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
Preparativos para o exame
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Ressonância Magnética do Pé e as orientações para casos com anestesia.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.