A adenoidite é a inflamação da adenoide localizada na rinofaringe, atrás das cavidades nasais.
A adenoidite é a inflamação da adenoide localizada na rinofaringe, atrás das cavidades nasais. A adenóide faz parte do sistema imunológico, produz anticorpos e forma um mecanismo de defesa do organismo, contra a invasão de agentes estranhos.
A causa mais conhecida da adenoidite é a inflamação através de infecções virais. No entanto, pode ser resultado de infecções bacterianas. Geralmente, essa infecção acomete as crianças e está relacionada a quadros de rinite alérgica, sinusite e otite, devido a localização da adenoide, entre a garganta e o nariz.
O principal sintoma da adenoidite é a obstrução nasal, que faz com que o portador respire somente pela boca, podendo prejudicar o desenvolvimento da musculatura da face e da arcada dentária, causar ronco, apneia do sono e acúmulo de secreção no interior do nariz. Além disso, outros sintomas que podem aparecer são: falta de controle sobre o sistema urinário, agitação, irritabilidade, desconcentração e maior incidência de alergias e doenças pulmonares.
A adenoidite tem cura e pode ser tratada através do uso de remédio recomendados por médicos. A adenoide costuma diminuir de tamanho conforme a criança cresce. No entanto, há casos em que a intervenção cirúrgica é necessária para retomar a respiração da criança. Durante este procedimento, geralmente, são retiradas as adenóides e as amígdalas também.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.