Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular

Este exame avalia a velocidade com que o radiofármaco é eliminado dos rins, avalia a captação total do radiofármaco pelos rins, sendo possível, então, avaliar a função dos rins e todo o trajeto urinário. 

O que é Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular?

A  cintilografia é um exame de imagem, indolor e não invasivo, que faz parte da Medicina Nuclear. Utiliza radiofármacos (substância levemente radioativa) que são injetados na veia do paciente. Com o movimento desses compostos radioativos, é possível obter as imagens do local em que deseja ser estudado.

A Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular avalia a velocidade com que o radiofármaco é eliminado dos rins, avalia a captação total do radiofármaco pelos rins, sendo possível, então, avaliar a função dos rins e todo o trajeto urinário. 

 

Como é feito o exame Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular?

Antes do início da captação das imagens, é solicitado que o paciente esvazie a bexiga urinária e beba água.

Para a realização do exame de Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular, será injetado o radiofármaco na veia do paciente. Alguns minutos depois, espera-se que este fármaco já tenha atingido as vias urinárias, quando então é iniciado o exame. 

Na sala de exame, o paciente é posicionado na maca de cintilografia, onde permanecerá deitado por alguns minutos para captação das imagens.

Pode ser necessário o uso de medicamentos diuréticos em situações especiais. 

O exame de Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular não exige jejum ou suspensão de medicamentos. Este exame pode ser realizado por adultos e crianças. 

 

Para que serve o Exame Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular?

O Exame Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular é usado para pesquisar e detectar lesões renais iniciais, para acompanhamento da função dos rins em pacientes específicos, além de diagnosticar obstruções e dilatações no trato urinário. 

Pode ser realizado em pacientes transplantados para avaliar a função do rim transplantado. 

O resultado deste exame é expresso em imagens e em gráficos. Este exame de imagem é complementado com exames laboratoriais. 

O exame tem duração aproximada de 40 minutos e, após a captação das imagens, o paciente está liberado. Sempre importante levar exames anteriores relacionados.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento