Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos)

O enfoque deste exame é nos órgãos e estruturas da região pélvica, como útero, ovários e bexiga urinária. 

O que é Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos)?

O ultrassom é um tipo de exame de imagem, não invasivo e que não produz radiação, através do qual é possível avaliar os órgãos e estruturas do corpo humano. 

Ele funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas de alta frequência, que ecoam dentro do corpo da pessoa, e a resposta desse eco forma imagens em tons de cinza. As imagens são avaliadas em tempo real pelos médicos examinadores.

No caso da Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos), o enfoque é nos órgãos e estruturas da região pélvica, como útero, ovários e bexiga urinária. 

 

Como é feito o exame Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos)?

Para o exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos), a paciente pode ter que seguir recomendações técnicas, como tomar água antes da realização do exame, com a finalidade de encher a bexiga e facilitar a avaliação das estruturas. 

Uma vez que isso for feito, ela deita-se em uma maca, de barriga para cima. O médico examinador deverá colocar um gel no abdome inferior da paciente, para permitir o melhor deslizar do equipamento de ultrassom. 

Caso ele encontre algum ponto de interesse, pode dedicar mais tempo a esse local ou mesmo realizar uma maior captura de exames, para posterior análise do médico.

 

Para que serve o Exame Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos)?

O exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos) pode ser indicado tanto para crianças quanto para adultos.

Este exame pode ser solicitado para pacientes com queixa de dor abdominal e pélvica, menstruação anormal,  sangramentos fora do período da menstruação, dentre outros. 

Com o exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos) é possível diagnosticar alterações no endométrio, miomas, avaliar a cavidade uterina (ex: presença de septos uterinos), massas e cistos ovarianos, além de abscessos próximos aos ovários e diagnóstico de gravidez ectópica.

O exame é indolor. Pode ser feito ambulatorialmente ou em caráter de urgência no pronto-socorro, a depender dos sintomas e da avaliação clínica do médico assistente.

É importante levar exames anteriores de ultrassom de abdômen inferior quando for realizar o novo exame.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444.

Exames e Procedimentos relacionados

Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Pelve

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Tireoide

Não necessita agendamento

Doppler Colorido Intra-Operatório

Não necessita agendamento