A excelência no atendimento hospitalar envolve diferentes ações como investimentos em tecnologia, segurança, qualificação técnico científica dos profissionais, implantação de processos eficientes, sem deixar de lado o acolhimento humanizado, fundamental para um bom atendimento e recuperação do paciente.
As equipes profissionais são treinadas e orientadas para atuarem de forma multidisciplinar e centralizada na segurança do paciente. Dessa forma, foram construídos e são gerenciados os protocolos de assistência.
O resultado desta dedicação veio com a conquista, através da Organização Nacional de Acreditação, da Certificação ONA nível 3, um reconhecimento para todos da instituição.
Cuidar de vidas é nossa prioridade
Contando com uma das maiores emergências do Norte e Nordeste/NE, com mil metros quadrados para atender casos de alta complexidade em diversas especialidades, a Emergência Geral do São Marcos tem capacidade para 10 mil atendimentos/mês. As equipes médicas atendem emergências de baixa, média e alta complexidade, 24 horas, nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia Geral e Traumatologia, e ainda contam com suporte do Staff clínico do São Marcos. Anexo à Emergência está a nova Hemodinâmica e UTI Cardiológica voltada exclusivamente ao atendimento sistematizado de pacientes com maior risco de doença isquêmica do coração. O serviço reflete uma tendência mundial na assistência ao paciente de infarto agudo do miocárdio.
O Centro de Terapia Intensiva do São Marcos conta com avançados recursos tecnológicos para suporte respiratório, hemodinâmico e neurológico, além de um serviço de imagem com tomografia computadorizada e ultrassonografia em regime de plantão 24 horas. O CTI também dispõe de um completo e moderno arsenal de equipamentos para monitorização constante das funções vitais, nutrição, oxigenação, administração de medicamentos e coleta de material para exames.
O São Marcos dispõe de um laboratório de análises clínicas para a realização de exames nas áreas de Hematologia, Microbiologia, Parasitologia, Biologia Molecular, Uroanálise e Bioquímica. O serviço segue rígidas orientações e políticas de atendimento da Rede D’Or, para o suporte diagnóstico nas mais diversas patologias. Entre os diferenciais do laboratório está o Fusion-Orthoclinical, de química seca, e representa uma das mais modernas metodologias disponíveis. Outra inovação está na utilização dos laudos digitais que proporcionam uma maior agilidade no atendimento aos pacientes.
Após associação do São Marcos à Rede D’Or de Hospitais, novos processos internos foram adotados, garantindo maior controle e qualificação da estrutura hospitalar. A instalação de novos setores de Admissão e Pré-internação e a informatização na marcação das cirurgias permitiu uma melhor integração entre todas as áreas do Hospital. Destaque ainda para a criação de uma coordenação médica específica para o bloco cirúrgico, e para a contratação de novos profissionais para atuar nos plantões noturnos.