O ano todo rosa
No mês de outubro, convidamos cada mulher a se informar sobre o câncer de mama, seguindo um caminho que começa muito antes de qualquer sinal ou sintoma da doença.
Reforçamos a importância da prevenção do câncer de mama na campanha de Outubro Rosa, conhecida mundialmente por sua causa, mas trabalhamos de forma permanente para que as pessoas entendam que esse cuidado deve acontecer todos os dias!
Com o diagnóstico precoce e a combinação de diferentes modalidades de tratamento, é possível obter cura em mais de 95% dos casos. Por isso, nossa página fica no ar o ano inteiro, com informações revisadas periodicamente pelos profissionais especializados em câncer de mama da Oncologia D’Or.
O ANO TODO ROSA – CUIDADO QUE AUMENTA A CHANCE DE CURA!
Tenho menos de 40 anos, sem diagnóstico de problemas nas mamas ou casos de câncer na família.
Tenho mais de 40 anos, sem casos de câncer em minha família.
Tenho vários casos de câncer em minha família.
Já tratei um câncer de mama ou já fiz radioterapia no tórax.
Doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células da mama. Esse crescimento se dá a partir de certas alterações em sua programação, isto é, mutações em seu conteúdo genético.
Na enorme maioria dos casos, são células que revestem os lóbulos e dutos das glândulas que dão origem aos tumores, chamados então de carcinomas. Mais raramente, outras células podem se transformar, dando origem a outros tipos de câncer, como os sarcomas.
Fique alerta!
Alguns sinais exigem atenção imediata. Se você percebeu qualquer destas alterações em suas mamas, deve procurar um ginecologista ou mastologista para avaliá-las.
Aparecimento de nódulos, com ou sem dor mamária.
Alterações na pele da mama, como ondulações, retrações, ou aspecto “casca de laranja”.
Mudança na cor ou textura da pele: mais avermelhada, espessa ou ressecada.
Mudança no aspecto do mamilo.
Secreção escura ou com sangue pelo mamilo.
Exames que o seu médico pode recomendar:
Carcinoma in situ vc. Carcinoma invasivo
O câncer é in situ quando está totalmente limitado ao seu local de origem, seja uma célula do ducto (carcinoma ductal) ou de um lóbulo mamário (carcinoma lobular). São tumores no seu estágio muito inicial, sem que haja risco de formação de metástases.
Em um segundo momento, o carcinoma ultrapassa seus limites originais e se espalha para tecidos próximos. Nesse caso, dizemos que ele é invasivo.
O câncer é uma das doenças mais estudadas do mundo. Ao longo das últimas décadas, foram alcançados avanços incríveis em seu entendimento, que resultaram em terapias cada vez mais específicas e melhor toleradas, com ganhos expressivos para as pacientes.
Agende agora mesmo uma consulta online, pela nossa central telefônica ou em uma das nossas unidades com atendimento de oncologia